Com o passar dos anos a tecnologia se tornou algo imprescindível para o funcionamento e o sucesso de basicamente todo tipo de empresa — não importando o segmento ou o porte. Essa modernização trouxe com ela benefícios para facilitar e agilizar o atendimento ao cliente e o desempenho do negócio.

Pensando nisso, preparamos este post para demonstrar meios de como gestores podem usar a tecnologia ao seu favor para otimizar e acelerar processos dentro de uma empresa. Continue lendo e entenda!

Otimização de rotas e entregas da empresa

Alguns negócios funcionam com base em prazos determinados, seja para manufatura de produtos ou mesmo para a prestação de algum serviço. Para que isso ocorra da forma adequada, o gestor pode recorrer à tecnologia para o monitoramento dessas operações.

Por exemplo, uma carga precisa ser entregue em um horário determinado, e, para que isto ocorra sem atrasos ou imprevistos, a empresa poderia fazer uso de uma ferramenta para gerenciar as entregas e oferecer mais efetividade em suas atividades.

Essa mesma ferramenta poderia também permitir que empresas compilem dados de formulários eletrônicos para, no futuro, realizar um relatório completo do tempo que cada veículo demorou para realizar cada entrega e verificar se elas foram feitas nos locais determinados previamente. Contar com essa tecnologia significa otimizar os custos no processo de gestão e garantir serviços mais produtivos para o negócio.

Para solucionar essas questões, a dica é buscar uma lista dos principais prestadores de serviços de rastreamento tecnológico em seu estado e entender qual deles melhor se adéqua ao contexto operacional no qual sua empresa se encontra.

Monitoramento de processos

Uma das formas de acelerar o processo da empresa é por meio do uso da internet das coisas – IoT. Ela vem ganhando grande força ao passar dos anos, principalmente no universo dos negócios. Para explicar de forma sucinta, essa tecnologia automatiza processos tradicionais utilizados no dia a dia da empresa.

  6 top aplicativos para ler código QR no smartphone com Android e iPhone

Dispositivos e redes integradas são conectados a computadores ou até mesmo a smartphones. Com essa modernização, empresas poderiam facilmente monitorar todas as atividades, desde o processo produtivo até o processo de operações.

Por exemplo, o gestor poderia, utilizando essa ferramenta, verificar pequenas quedas de produtividade, falhas ou desgastes de uma máquina ou até mesmo de sua equipe de funcionários.

Dessa forma, o monitoramento seria eficiente, tornando possível acelerar processos e otimizar as atividades do negócio. Adicionalmente, a internet das coisas é uma excelente tendência para investir nos próximos anos — sobretudo no que diz respeito à qualidade operacional de um negócio.

Organização e gerenciamento

Alcançar um patamar qualitativo de organização e gerenciamento é um desafio imediato para acelerar os processos do negócio. Mas, para que isso aconteça, não adianta realizar tarefas de forma manual, principalmente se a empresa está em um momento de crescimento.

Uma ferramenta que possibilita organizar e gerenciar o negócio, tomando decisões estratégicas e de forma rápida, é a implementação de um sistema ERP (Sistema de Gestão Empresarial). Com essa tecnologia, a empresa é capaz de gerenciar todas as operações do dia a dia, como balanço contábil, fluxo de caixa, inventário de estoque e gerenciamento de pessoas.

Outro benefício excelente que a tecnologia trouxe foi a possibilidade de organização de uma agenda de tarefas por meio de um App ou software. O mesmo funciona para o gerenciamento de um grupo de trabalho ou para o planejamento de um projeto — todos recebem notificações e acompanham com precisão o que deve ser feito.

Esse sistema é capaz de fazer toda a diferença, sobretudo em pequenas e médias empresas, quando o assunto é acelerar processos no negócio. Uma vez que todos os dados são ordenados automaticamente, o tempo gasto pelo administrador é reduzido — já que sua função será mais direcionada a analisar esses dados.

  A importância da automação na gestão de logística de uma empresa de transporte

Automatização

Querer acelerar processos de uma empresa sem automatizar as atividades é praticamente inviável, não é mesmo? Quase todos os serviços internos de uma organização podem e devem ser automatizados, pois, além de diminuir o risco de erros, agiliza de forma eficiente o trabalho.

Para exemplificar essa tecnologia, podemos trazer como exemplo um Field Force Automation (aplicativos que auxiliam na automação de tarefas efetuadas por equipes em campo). É comum ver esse tipo de vantagem em equipes de repositores — o time de gestão pode controlar com precisão quais produtos precisam de mais atenção e como anda a performance da equipe no local do trabalho)

Outro benefício com a automatização é o ganho significativo de produtividade. Deixando de lado tempo com trabalhos executados de forma manual, o funcionário ganha tempo para executar funções produtivas que ajudam o real crescimento da empresa. Podemos verificar outros benefícios, como:

  • melhoria constante da empresa;
  • maior eficiência na administração;
  • redução de custos;
  • agilidade na execução de atividades.

Então, para que a empresa tenha um aumento de produtividade dos funcionários e uma diminuição de custos, pense em métodos e ferramentas para automatizar todos os processos necessários — os resultados serão surpreendentes!

Acelerar processos por meio das redes sociais

A internet tem crescido de forma rápida nos últimos anos e já superou diversos meios tradicionais, como jornais e revistas, por exemplo. Devido a esses dados, na realidade das empresas, as redes sociais estão cada vez mais presentes — são um canal para estreitar os laços entre clientes e empresa por meio de troca de informações e feedbacks.

Uma boa forma de buscar apoio da tecnologia nesses processos é através de uma plataforma de gestão e automação de mídias sociais. Esse tipo de aplicação utiliza informações de forma estratégia, possibilitando que a empresa amplie o alcance de sua marca e gere mais leads. Destacamos como exemplo o Buffer, um dos principais softwares que exercem esse topo de função.

  Meios de pagamento - como aceitar cartão de crédito online, na loja ou em qualquer lugar

Engajamento com o público-alvo

Antes de mais nada, conhecer seu público e entender seus interesses e anseios é essencial para o começo de qualquer estratégia. Após compreender as dores e gostos do seu público-alvo, as redes sociais entram como uma ótima forma de interação com os seguidores, promovendo um engajamento através de postagens contínuas.

Para que isso ocorra, esteja presente em todas as redes sociais onde seu público estiver —Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Google+ — com postagens recorrentes. Uma dica importante para realizar o engajamento é utilizar um software CRM (Customer Relationship Management). Essa tecnologia possibilita auxiliar no ciclo de vendas e relacionamento com o cliente, permitindo obter índices superiores de aquisição e retenção do público através de uma plataforma que apoia os processos da equipe comercial.

Tráfego de qualidade

Nos últimos anos, o número de pessoas utilizando as redes sociais aumentou consideravelmente. Por conta disso, grande parte do público que o negócio almeja atingir está em alguma plataforma desse tipo. Outro ponto positivo é que, além de estarem presentes, o tempo de uso diário costuma ser bem longo.

Portanto, o número de clientes que a empresa poderá obter por meio das redes socais, além de ser muito significativo, será de qualidade, uma vez que você conseguirá atingir pessoas que realmente se interessam pelo seu produto ou serviço.

E então, leitor? Quer entender melhor como encontrar as melhores soluções para seu negócio? Então assine nossa newsletter e receba todas as novidades primeira mão!

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Automação
Comentários estão fechados.