Ao falarmos em segurança digital, lembramos que a internet surgiu para facilitar a vida das pessoas e aprimorar o acesso ao conhecimento. São inúmeras possibilidades que um indivíduo pode ter no universo online, especialmente para os negócios. Contudo, no mundo virtual existem criminosos que conseguem obter qualquer tipo de dado pessoal e profissional. Conhecidos como hackers, eles invadem contas de usuários, colocando em risco a segurança digital das “vítimas”. Todo ano ouvimos falar sobre novos casos de empresas que tiveram suas privacidades violadas por estes criminosos.

Um caso famoso foi o da companhia AT&T. Ela revelou que alguns usuários não autorizados tiveram acesso aos dados pessoais e financeiros de 19 mil clientes, que utilizaram o site de compra da empresa para adquirirem equipamentos DSL. Isso ocasionou o fechamento da loja virtual na época. Esse fato ocorreu no final de 2006, mas nos últimos anos surgiram outros casos, deixando muitas organizações e empresários preocupados com a segurança digital de seus negócios.

Não importa o tamanho de sua empresa, qualquer um está sujeito aos ataques virtuais, correndo o risco de ter suas informações vazadas, prejudicando a credibilidade da empresa perante ao mercado. O importante, nesta situação, é identificar se o seu sistema está sendo atacado, para isso, você deve observar alguns sinais que são deixados quando um dispositivo é invadido.

3 sinais mais comuns de que sua segurança digital está em risco

Quando um dispositivo é hackeado, geralmente, ele apresenta alguns sinais. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre eles e fornecer informações relevantes a respeito deste crime.

1- Dispositivos mais lentos

Muitas vezes, os computadores ou celulares ficam lentos devido ao tempo de uso. Contudo, em alguns casos, isso pode ser sinal de que seu dispositivo foi violado. Os hackers costumam enviar vírus através de propagandas, e-mails e outros métodos, fazendo com que a máquina seja infectada. Caso seu aparelho apresente este problema, é importante realizar uma varredura atrás destes programas maliciosos, “limpando” o dispositivo.

  Mobile Device Management (MDM). Como esta ferramenta pode ajudar sua empresa?

2- Aparelho adulterado

Geralmente, quando um computador ou smartphone é invadido, costuma aparecer pastas e arquivos não identificados pelo proprietário, isso é vestígio de crime cibernético. Neste caso, você deve manter sempre um bom antivírus atualizado para detectar malware e impedir que seu aparelho seja infectado. Outra sugestão é não abrir nenhum documento desconhecido para que não ocorram danos ao sistema.

Há outro indício de que seu computador possa ter sido invadido por hackers. Caso você tenha deixado seu dispositivo desligado e ao voltar, percebeu que ele está executando algum programa, pode ser sinal de que algum invasor esteja tentando roubar seus dados. Portanto, é fundamental manter seus arquivos criptografados e protegidos por senhas que apenas você conheça.

3- Necessidade de logar novamente em alguma conta online

Quando você perceber que necessita entrar novamente com seu login e senha para acessar um sistema que já estava aberto, pode ser que outra pessoa esteja tentando invadir sua conta, por meio de outro aparelho, testando alguns caracteres para descobrir sua senha. Por isso, crie passwords mais difíceis de serem desvendados, evitando o uso de datas de nascimentos ou números de telefones.

privacidade-violada-2

Como evitar que a privacidade de sua empresa seja violada?

Em 2011, a Symantec elaborou um relatório sobre Ameaças à Segurança Digital, que demonstrava um aumento de 81% dos ataques cibernéticos. Ela ainda mostrou que as pequenas e médias empresas são grandes alvos destes criminosos. Quanto mais essas corporações investem em tecnologia, mais se tornam atraentes aos olhos dos invasores.

A segurança deve ser primordial na hora de adquirir um novo equipamento ou software. Dessa forma, é possível seguir algumas medidas que podem proteger suas informações e sua empresa. Veja algumas delas abaixo:

  Segurança digital: saiba como proteger os dados da sua empresa

• Faça uso de vários sistemas de proteção

Nem todas as invasões usam os mesmos métodos. Cada tipo de ataque necessita de programas, malwares ou vírus para determinada ação. Por isso, é essencial investir em sistemas que impedem qualquer atitude maliciosa, assegurando assim, que nenhum dado fique exposto e desprotegido.

• Mantenha as atualizações em dia

Os programas utilizados para combater estes crimes devem ser atualizados constantemente. As produtoras sempre lançam novas versões, corrigindo possíveis falhas exploradas pelos hackers na versão antiga. Assim, faça as atualizações com frequência para se prevenir contra os ataques.

• Utilize senhas diferentes em cada conta criada

Em cada plataforma acessada, é imprescindível criar senhas diferentes, pois assim, se um password for revelado, as outras contas permanecerão seguras.

• Oriente seus funcionários sobre as medidas de segurança de sua empresa

Os criminosos tentam sempre descobrir meios para invadir o sistema de um usuário e, algumas vezes, eles possuem um forte aliado: o funcionário da empresa. De forma involuntária, o empregado pode deixar pistas nas redes sociais que ajudam os hackers a criarem mensagens para alguns grupos, com o objetivo de instalar programas prejudiciais na rede.
Todos os participantes de uma organização devem manter em mente os cuidados para evitar estes ataques, verificando cada atitude online e preservando a integridade e o sigilo de dados empresariais.

• Evite compartilhar informações sobre os clientes

Mesmo que seja um dado simples, não divulgue nenhum tipo de informação em relação aos seus clientes, mantendo todos eles confidenciais e de acesso restrito aos interessados.
Os crimes virtuais podem ocorrer tanto com um cidadão comum quanto em qualquer empresa, independente do porte da mesma, pois existem diversas técnicas utilizadas por aqueles que têm intenções maldosas.
No entanto, é possível manter você, sua companhia e seus clientes seguros através de softwares e programas que protegem seu aparelho, evitando que a privacidade seja violada, permitindo um trabalho mais seguro e confiável.

  Segurança digital: saiba como proteger os dados da sua empresa

Se você tem algumas sugestões sobre como evitar o roubo de dados e deseja compartilhar, então, deixe seu comentário abaixo.

Procurando fornecedores de Segurança em TI e Telecom para sua empresa? Visite o guia de fornecedores do Universo Móvel.

 

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Segurança
Comentários estão fechados.