A internet mobile tem se tornado mais popular a cada dia. Atualmente, a maioria dos acessos à web são efetuados por meio de dispositivos móveis. Diante disso, é importante que a empresa consiga definir uma estratégia para que todo o seu conteúdo web seja perfeitamente visualizado em aparelhos como smartphones e tablets.

Marcar presença online é fundamental. Mas, além disso, estar “no bolso” de seus clientes pode representar novas oportunidades de negócio e a possibilidade de gerar mais lucratividade para o empreendimento. Justamente por isso, a empresa deve ter um site mobile otimizado para exibir conteúdos da melhor forma possível, independentemente do tipo de aparelho que é utilizada pelo visitante.

Saiba como conseguir isso no nosso post de hoje!

A importância do site mobile para o negócio

Com a popularização dos smartphones e da internet mobile de alta velocidade, as conexões 3G e 4G/LTE tornaram-se a principal forma de acesso à rede para muitas pessoas. É por meio delas que, diariamente, bilhões de usuários acessam serviços web, verificam informações e fazem transações comerciais.

Estar presente nesse ambiente é a chave para que a empresa tenha a chance de criar novas oportunidades de negócio, conseguindo atender a demandas externas sem grandes dificuldades. Hoje, um bom site mobile torna o e-commerce de uma empresa mais acessível nas páginas do Google e ainda permite que a empresa atinja um público maior, tornando todos os serviços mais lucrativos.

Otimizando uma página através do layout responsivo

O investimento em um ambiente mobile deve ser feito a partir de um processo bem planejado e que envolva a otimização constante do seu código HTML. Assim, a companhia conseguirá entregar conteúdos de alta qualidade para todos os visitantes, independentemente do dispositivo que eles utilizarem.

  5 mandamentos para escolher corretamente o celular para empresas

Uma das principais estratégias para ter um bom site mobile é criar um layout responsivo. Esse tipo de layout se ajusta conforme o tamanho da tela do usuário, permitindo que os principais conteúdos da página sejam sempre exibidos em destaque.

O layout responsivo é uma das melhores alternativas para quem busca criar um design para a sua página web que seja simples, de fácil manutenção e que possa se adaptar a diferentes telas facilmente.

Se o navegador estiver instalado em um computador, por exemplo, a página exibe os seus conteúdos por completo. De acordo com as alterações no tamanho da tela (ou janela, no caso dos computadores), os elementos possuem o seu posicionamento modificado. Partes menos relevantes são simplificadas. Ao mesmo tempo, o conteúdo principal ganha destaque.

Isso cria uma experiência de uso mais dinâmica e uniforme. Não importa o tamanho da tela do usuário: ele sempre terá acesso àquilo que for mais importante, de forma automática e com facilidade de navegação.

Como o HTML5 impacta o acesso da página

O HTML5 é a última versão do HTML, a linguagem de marcação de textos utilizada para organizar conteúdos em páginas web. Ele foi criado com foco em aplicações e na necessidade de termos páginas que fosse facilmente exibidas em um grande número de dispositivos, sejam eles móveis ou desktop.

Esse recurso evitado a necessidade de utilização de plugins nos sites mobile, além de facilitar a criação de páginas com conteúdos mais ricos e inovadores. A nova versão do HTML foi criada com foco em novas tecnologias, que permitem o desenvolvimento de aplicativos web mais inovadores e tornam a exibição de conteúdos multimídia mais simples e dinâmica.

Invista para que a sua página web seja toda criada com elementos do HTML5. Caso o site mobile exiba conteúdos como áudio e vídeo, por exemplo, faça com que eles sejam entregues para o usuário por meio dessa tecnologia e não com um plugin proprietário.

  Seja um criador de aplicativos! Dicas sobre como criar um app.

Essa escolha traz dois grandes benefícios para e empresa: o primeiro está relacionado com a compatibilidade. Todos os dispositivos modernos já possuem navegadores com suporte ao HTML5, o que reduz drasticamente as chances de algum erro acontecer quando um visitante acessar uma página.

O segundo está relacionado à segurança digital. Ao eliminar plugins de terceiros de sua página web, a empresa reduz a quantidade de brechas de segurança existentes. Como consequência, o número de vulnerabilidades que devem ser gerenciadas cai drasticamente.

Criando uma experiência marcante

Um bom site mobile deve ser eficaz por dentro e por fora. Portanto, a companhia deve estar atenta a todos os detalhes ao exibir conteúdos para os seus clientes em uma página web, sejam eles internos ou externos.

Faça testes regulares para garantir que a página está dentro dos padrões definidos pela W3C (World Wide Web Consortium, a companhia que gerencia os padrões da web). Isso garantirá que a página terá um pagerank mais elevado ao ser exibida em mecanismos de pesquisa, além de garantir que o site esteja compatível com vários aparelhos.

Tenha um código-fonte simples. Evite ao máximo o uso de plugins, dependências externas e do JavaScript. Juntos, tais elementos contribuem para que o site mobile demore mais para carregar no aparelho do seu visitante. E lembre-se: as chances de uma página conseguir converter um potencial comprador em uma nova venda caem muito a cada segundo a mais esperado para exibir um conteúdo.

Planeje bem os seus conteúdos. Não basta que a página seja aberta rapidamente e apresente um bom design, a empresa também deve ter textos relevantes e uma linguagem atraente.

Para que isso seja possível, é crucial conhecer seus visitantes. Avalie, com o apoio de soluções de analytics, como cada usuário interage com os conteúdos da página web, quais são as postagens mais populares e quem elas atingem.

  Criar app - Vídeo com 7 motivos para você criar um para seu negócio

Isso facilita o planejamento dos times de marketing, além de tornar as estratégias mais ágeis e precisas. Conhecendo quem é o visitante de uma página web, o negócio pode definir um layout e uma linguagem que está adaptada ao seu público-alvo. Além disso, os conteúdos publicados serão mais atraentes e capazes de fidelizar um número maior de pessoas.

Hoje, um site mobile pode ter um papel-chave na estratégia corporativa. Independentemente da sua área de atuação, uma boa página web consegue atrair mais pessoas para conhecer os conteúdos criados pela sua empresa e gerar novas oportunidades de vendas.

E para que esses novos clientes sejam fidelizados, a empresa deve ter uma boa política de atendimento. Saiba como essa área está sendo impactada pelas novas tendências de atendimento ao consumidor!

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Mobilidade e IoT
Comentários estão fechados.