Rastreador veicular – Você quer saber o quão pode ser importante para o seu negócio o uso desta tecnologia? Pois bem, se o seu negócio mantém uma frota de veículos, sejam estes vans de entrega, caminhões, táxis ou carros para o time de vendas ou equipes de campo, com certeza você tem o desafio de administrar custos significativos em termos de combustível, seguro, manutenção e reparos. Assegurar que seus funcionários usem esses veículos de forma adequada, a fim de manter as despesas operacionais sob controle, é uma tarefa difícil para empresários ocupados e gerentes responsáveis por este tipo de operação.

Você já se perguntou se:

– seus funcionários estão dirigindo de forma segura?
– os veículos são utilizados apenas para fins comerciais legítimos?
– veículos estão funcionando corretamente e tendo manutenção adequada, em tempo hábil?
– custos de combustível são apropriados para o número de quilômetros dirigidos?

Se você tem estas preocupações, a tecnologia de gestão de frotas pode fornecer essas respostas e ajudá-lo a otimizar custos de sua operação.

Esta tecnologia é muito importante para reduzir custos e prevenir prejuízos. Falando em prejuízo, até mesmo acidentes, a gestão de frota otimizada permite um maior controle sobre este setor. Vale ressaltar que pode estar diretamente relacionado à área de vendas, logística ou de qualquer outro setor da empresa a que um veículo de transporte precise ser utilizado para finalização de determinada atividade.

Para que você compreenda a importância deste tipo de solução para sua empresa, vamos falar um pouco mais sobre esta tecnologia.

O que é, para que serve e quais são os maiores e melhores benefícios da utilização de um eficiente software de gestão de frotas. Você sabia, por exemplo, que dá pra implantar o rastreador veicular nos veículos de sua empresa e obter informações importantes em tempo real?

O que é Gestão de Frota e para que serve?

gestao-de-frota

Também conhecido como Controle de Frota, esse tipo de gestão pode ser considerado um importante mecanismo a ser implantado no seu negócio. Este controle se da através de um software, integrado ao sistema da empresa ou avulso.

Nele, a empresa é capaz de realizar o registro de todos os automóveis e demais veículos de que dispõe. Ainda podendo, inclusive, através de suas ferramentas e funcionalidades, controlar e acompanhar todas as atividades logísticas desenvolvidas pela frota cadastrada.

Desta forma torna-se mais fácil, e eficiente, a visualização de como este arsenal está sendo utilizado dentro do negócio. Sendo possível, ainda, uma realocação mais certeira, sempre visando uma melhoria estratégica para a empresa.

  Saiba como escolher o melhor plano de internet para os smartphones de sua empresa

E sabe por que a gestão de frotas surgiu? Para otimizar os recursos do seu negócio. Possibilitando um melhor aproveitamento dos veículos enquanto uma proporcional redução de custos acontece na planilha de gastos da empresa!

Muitas falhas e equívocos conseguem ser evitados através de uma correta gestão de frotas!

É essencial, portanto, fazer este controle mesmo que sua empresa tenha apenas um carro na garagem, ou ainda, que tenha apenas veículos alugados. Em ambas as circunstâncias é possível gerir todos estes recursos através desta ferramenta, aumentando os lucros e minimizando os gastos.

Vantagens de um sistema de gestão de frota e sua importância no PME

1. A empresa controla e prevê gastos com os veículos

Sem sombra de dúvidas, esta é a principal vantagem em se ter um software de gestão de frota. Afinal, todo tipo de controle e previsão de gastos é super bem-vindo no ambiente empresarial, não é mesmo?

Através das planilhas desta ferramenta é possível equilibrar boa parte dos futuros gastos que o seu negócio terá com cada um dos veículos cadastrados. Esta boa gestão vai permitindo, deste modo, que muitos desperdícios sejam evitados.

Algumas empresas utilizam apenas esta função no software. Vale ressaltar ainda, que há várias outras funções importantíssimas. Estas funções servem para aumentar a eficiência na alocação destes recursos, como poderemos ver nos próximas vantagens abaixo.

2. A empresa consegue planejar os custos por viagem e por deslocamento

Consegue este planejamento, justamente por ser uma das ferramentas mais essenciais dentro dos negócios que trabalham com rotas de entrega ou atendimento. Podemos citar como exemplo, o controle e planejamento dos gastos feitos com cada viagem e deslocamento que é determinante para uma eficiente redução de custos.

As empresas que não controlam esses dados podem vir a ter mais prejuízos do que lucro, principalmente se esta análise for feita após um determinado período.

Entre os itens supervisionados nesta funcionalidade encontram-se: Tipo de combustível, quantidade de litros e valor por litro para suprir a rota, pedágios, desgaste com o automóvel – baseado nos quilômetros do deslocamento – possíveis pernoites e despesas do motorista, etc.

3. A empresa visualiza a disponibilidade da frota com maior facilidade

Quais veículos estão em deslocamento, neste exato momento, aí na sua empresa? Você sabe dizer qual a previsão de seu retorno para a garagem? E se você tivesse que prever, para o seu cliente, determinada entrega, acertaria em cheio no horário? Considerando que um de seus automóveis seria responsável por tal atividade?

  Seja um criador de aplicativos! Dicas sobre como criar um app.

Este controle bem rígido, por assim dizer, é uma das melhores formas de garantir satisfação e eficiência para o cliente. Além disso, a utilização deste tipo de cronograma permite que poucas surpresas negativas, ocorram, sendo possível para a empresa, cumprir todas as suas obrigações.

Vale citar que esta ferramenta nem sempre está disponível nos sistemas de gestão de frotas. Mas também por isso, fique atento na hora da contratação e verifique se tal acesso será possível!

4. A empresa monitora prazos automaticamente

Quando o documento do seu carro vencerá? Quando os documentos dos automóveis da sua empresa vencerão? E a data do pagamento daquela multa, está lembrado? Será que você sabe dizer tudo isso de cabeça?

Pois é, uma das grandes vantagens neste tipo de software é que você consegue cadastrar todas essas datas e prazos. O sistema emite um alerta próximo ao prazo limite garantindo que nenhuma data seja perdida e deixando, assim, sua memória livre para outros itens estratégicos para seu o negócio.

Este monitoramento é muito importante, principalmente, para as empresas que já possuem mais de um automóvel cadastrado, visto que otimiza e agiliza os processos relacionados a eles.

5. A empresa controla a localização dos seus veículos 

O rastreador veicular é um mecanismo que vem sendo, cada dia mais, utilizado no mercado.

O rastreador é interessante para a empresa, que tem total controle sobre as rotas que o seu motorista está percorrendo com o carro, ou caminhão da empresa. Alem disso é uma ferramenta que também tem caído nas graças dos clientes finais. Isto ocorre porque estes clientes conseguem acompanhar todo o deslocamento de seus produtos e mercadorias e, com isso, se sentem mais seguros.

O módulo de rastrear veículo ou rastreador veicular serve, ainda, como uma proteção a mais para o negócio. Esta proteção, deve-se ao fato de que consegue reaver os automóveis roubados com maior facilidade graças a esta tecnologia.

Rastreador veicular: Por que utilizar?

rastreador-veicular

A rastreabilidade de todos os automóveis da empresa é um potencial diferenciador dentro do setor logístico. Instalar um rastreador é muito mais do que um gasto, ou até mesmo um custo, é um grande investimento com retornos indiretos, porém visíveis, do médio ao longo prazo.

  Solução empresarial em tecnologia? Procurando empresas de TI?

Perceba: A segurança em determinar a data limite de entregas para o seu cliente e vê-los completamente satisfeitos com o cumprimento do prazo que foi estipulado é um dos primeiros pontos positivos da instalação do rastreador veicular da sua frota. Este consumidor provavelmente voltará a fechar negócio com a sua empresa devido a esta organização.

Outro fator importante, e que já foi citado, é a segurança que o rastreador de veículos oferece para a sua empresa, e até mesmo para o seu funcionário. Infelizmente sabemos que os números de assaltos e roubos, principalmente nas rodovias, são muito altos e todo tipo de ferramenta que incapacite a ação dos bandidos é bem-vinda.

Veículos rastreados costumam trazer uma mensagem, ou um símbolo com o rastreador, na frente ou na lateral do automóvel, e isto acaba por delimitar a ação desses ladrões. Vantajoso e seguro, portanto!

Como contratar um software de gestão de frota?

Se você acompanhou o artigo até aqui é provável que esteja interessado em contratar um sistema de software de gestão de frota para o seu negócio. Mas, como fazer a implantação deste controle?

Você pode encontrar várias opções de fornecedores de rastreador veicular e gestão de frota em nosso Guia. Pesquise e entre em contato com cada uma delas para conhecer seus projetos para desenvolvimento destes softwares dentro do seu negócio.

Veja este check-list bem prático que separamos para lhe auxiliar nesta escolha.

O sistema de software possui ferramentas que…

  • Auxiliam nos cuidados com a manutenção dos veículos?
  • Previnem acidentes?
  • Supervisionam os consumos de combustíveis que estão sendo gastos?
  • Otimizam as rotas e deslocamentos?
  • Preveem a redução de custos e gastos desnecessários?
  • Possibilitam o cumprimento das legislações vigentes?

É importantíssimo que o software de gestão de frotas escolhido pela empresa, tenha total capacidade de suprir suas necessidades mais específicas e elementares. Por isso mesmo, em muitos casos é aconselhável que você, junto aos seus sócios, líderes e demais colaboradores, definam quais são os recursos fundamentais que esta ferramenta deve oferecer antes de contratar algum sistema.

Compartilhe este conteúdo com seus principais parceiros na tomada de decisão! E, antes de ir, não deixe de nos contar, nos comentários, como este artigo lhe auxiliou a compreender a importância da gestão de frotas e do rastreador veicular! Até a próxima.

Assuntos: Rastreador, rastreador veicular, rastreador de veículos, gestão de frota.

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Mobilidade e IoT
Comentários estão fechados.