Cada vez mais gestores têm investido em terceirizar tecnologia como uma alternativa para reduzir custos e trazer agilidade para os negócios. Alguns estudos apontam que até 60% das funções de TI deverão ser terceirizadas até 2019.

Você sabe o que está por trás dessa tendência? Quais benefícios ela traz? Será que a terceirização é uma solução para você? Saiba mais sobre o assunto no artigo de hoje!

Conheça as vantagens de terceirizar tecnologia

Redução de custos

De acordo com uma pesquisa feita pela gigante IBM, 27% das empresas acreditam que terceirizar corta custos. Os salários médios de bons profissionais de tecnologia da informação geralmente estão entre os mais altos dentro de uma organização e ainda trazem consigo uma série de encargos trabalhistas.

Ao terceirizar tecnologia, os pagamentos e encargos ficam sob responsabilidade do fornecedor. A estratégia pode reduzir os custos de uma empresa com o setor em até 60% — uma significativa redução de custos em relação à manutenção de uma equipe interna, certo?

Aumento da  produtividade

Com a tecnologia terceirizada, a equipe não mais precisará interromper seu fluxo de trabalho com tarefas de manutenção ou tentando solucionar problemas técnicos de TI. O foco poderá ficar exclusivamente em como atingir os objetivos estratégicos da organização e nos projetos que precisam ser desenvolvidos.

Segundo o estudo apresentado pelo The Economist sobre terceirização, a prática pode aumentar a produtividade e a competitividade de uma empresa de 10 a 100 vezes. Isso se dá porque o aumento da dedicação ao core business aumenta a capacidade de entrega e a velocidade da equipe.

Com a equipe mais produtiva, os ciclos de vida dos projetos diminuem. Se antes faltava tempo para entregar todos os projetos, talvez agora surja brechas para que o time se dedique a projetos que podem trazer novos clientes e aumentar a rentabilidade da empresa.

  Os mitos sobre cloud computing que precisam ser esquecidos

Especialistas para cada área à disposição

Nos últimos anos, presenciamos o avanço de muitas tendências em tecnologia — como armazenamento em nuvem, Big Data, machine learning, etc. Todas trazem consigo uma nova gama de oportunidades para os negócios, desde que sejam operados por profissionais capazes de extrair o melhor de cada recurso.

Ter a oportunidade de contar com o olhar atento de especialistas de cada área é fundamental, mas é inviável manter uma equipe interna de alto nível com esse perfil multidisciplinar.

Seria necessário contratar vários funcionários com diferentes especializações, o que é um sonho distante principalmente para as pequenas e médias empresas. As boas fornecedoras de serviços terceirizados de tecnologia contam com profissionais de diferentes perfis e especialidades para atender a empresas de todos os tamanhos e segmentos.

Os profissionais terceirizados estão acostumados a lidar com variados tipos de situações e problemas e, por isso, costumam resolver rapidamente casos considerados atípicos — diferentemente do que acontece com um profissional que fica imerso na rotina de uma única organização.

Melhor controle dos serviços

Ao terceirizar a tecnologia, é papel do novo fornecedor entregar relatórios de desempenho dos serviços executados. Isso faz parte da prestação de contas da parceria e é uma forma que a empresa contratada tem de mostrar o seu valor. Use os relatórios para conseguir acompanhar de perto como anda a tecnologia do seu negócio.

O controle é essencial para entender a evolução do trabalho e os possíveis gargalos. Vale ressaltar que é muito difícil produzir relatórios de desempenho quando trabalhamos apenas com equipes internas. A rotina corrida do dia a dia quase sempre faz com que esse tipo de tarefa seja colocado de lado.

  [Artigo da Epson] Tendências do mercado de impressão para 2017

Mitigação de riscos

Cada investimento do negócio carrega uma determinada quantidade de risco. Afinal, mercados, concorrentes, regulamentações governamentais, condições financeiras e tecnologias mudam muito rapidamente.

Nesse sentido, as empresas terceirizadas são ótimas aliadas, pois assumem e gerenciam grande parte desse risco para você com conhecimentos específicos da indústria — especialmente em questões de segurança e conformidade. Elas geralmente são muito melhores em decidir como evitar o risco em suas áreas de especialização.

Escalabilidade

O crescimento e o amadurecimento de uma equipe nem sempre acompanha o movimento de expansão dos negócios — esse é um gargalo enfrentado por muitos gestores da área de tecnologia da informação. Muitas vezes, momentos de crescimento podem ser, inclusive, turbulentos internamente.

A terceirização de serviços é uma excelente opção nesses momentos. Principalmente quando não existe certeza se a situação mais favorável para os negócios é sólida ou não. Na pesquisa realizada pelo The Economist, 90% das empresas citaram a terceirização como fundamental para o seu crescimento.

Isso acontece porque a terceirização garante que você tenha um profissional especializado prontamente disponível, de acordo com a sua necessidade, sem precisar de esforços ou de recursos para questões como processos seletivos.

Além disso, várias organizações ao redor do mundo optam por terceirizar a tecnologia graças ao controle de horas trabalhadas que ela proporciona. Em vez de pagar um funcionário em tempo integral, a terceirização permite que você pague de acordo com a demanda.

Não confie um bem valioso a qualquer um

Com a tendência crescente de terceirizar tecnologia nas empresas, também aumentou o número de profissionais liberais e freelancers que oferecem serviços diretamente para as empresas. Esse perfil de profissional em um primeiro momento pode parecer uma escolha vantajosa, já que o custo costuma ser mais baixo. Contudo, isso pode sair muito caro no final.

  Telecom Expense Management (TEM): saiba como tirar proveito desta ferramenta

Em geral, freelancers atuam de maneira mais informal e, muitas vezes, possuem até mesmo um emprego fixo e prestam serviços de maneira autônoma como forma de complementar a renda.

É fundamental que, ao terceirizar a tecnologia, a empresa contratante possa contar com o terceirizado nos momentos em que mais precisar — a maioria dos freelancers não possui estrutura para oferecer esse tipo de suporte.

A tecnologia tem um papel central nos negócios atualmente e a tendência é que ela ganhe cada vez mais importância. Um ativo tão valioso deve ser colocado sob cuidado de empresas de confiança, que já possuam um portfólio e certa tradição no mercado.

Cuidado com os aventureiros! Afinal, terceirizar tecnologia já não é apenas uma solução para reduzir custos, mas um movimento estratégico que pode ser de fundamental importância na história econômica do século XXI. Faça parte dessa transformação.

Você ainda está em dúvida sobre os motivos para terceirizar a tecnologia da empresa? Converse com quem entende do assunto e tire suas dúvidas. Entre em contato conosco!

 

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em TI
Comentários estão fechados.