Com a evolução da internet, as empresas estão cada vez mais antenadas às atualizações digitais. Isso acaba aumentando significativamente a concorrência, pois alguns empresários estão saindo na frente quando o assunto é tecnologia.

Os aplicativos mobile, por exemplo, estão sendo cada vez mais utilizados pelas empresas. Muitas ainda acham que é algo caro, que não traz retorno satisfatório, mas quem pesquisa e está ligado na tecnologia sabe os benefícios que eles são capazes de gerar.

Segundo a pesquisa We Are Social 2016, 91% da população brasileira nos centros urbanos possui um dispositivo móvel, ou seja, cerca de 150 milhões de pessoas.

Sabendo dessa informação não faltam motivos para se desenvolver um app, não é mesmo? Mas os benefícios não param por aí. Criamos este conteúdo para listá-los e para responder a pergunta: por que a minha empresa precisa ter um aplicativo? Confira!

1. Entregar valor aos consumidores

Nessa era, onde a tecnologia só avança e os nichos de mercado estão cada vez mais disputados, entregar valor aos consumidores é algo que pode diferenciar e destacar a sua empresa.

Credibilidade, engajamento e satisfação são três palavras que, unidas, podem fazer com que a sua empresa tenha ótimos resultados no mercado, e sabe como conquistá-las? Criar um aplicativo e entregar valor à sua audiência é um bom começo!

Para que você possa entender melhor: por meio de um aplicativo é possível fazer com que os clientes confiem na sua marca, que possam finalizar suas compras e divulgar sua boa experiência com amigos, colegas e familiares. Um ponto bem positivo, tendo em vista que você não precisará investir muito por isso.

Oferecer uma boa experiência aos usuários com uma comunicação de qualidade e agilidade nas demandas, satisfaz o público e, consequentemente, resulta na conquista de credibilidade. Característica importantíssima para ajudar a aumentar a divulgação orgânica — que é o sonho e objetivo da maioria dos empresários.

  Economia de bateria do celular - 7 dicas para durar mais

2. Aumentar o alcance

A partir do momento que a sua empresa lança um aplicativo, ela passa a alcançar milhares de pessoas em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento.

As restrições geográficas se tornam praticamente inexistentes e, por isso, o alance é muito mais efetivo, o que faz com que eles estejam cada vez mais difundidos no meio empresarial e as pessoas mais motivadas a utilizá-los.

Então, criando um app inovador — e fazendo uma boa divulgação dele —, com certeza você poderá esperar por ótimos resultados, tendo em vista que, por meio de um app, seu negócio estará sempre online para os consumidores.

3. Fidelizar os clientes

Tornar um cliente fiel à sua marca é um grande desafio e também é o objetivo da maioria das empresas modernas. Porém, as dúvidas que surgem são: existe uma receita pronta para fazer isso? Como devo proceder?

Fato é: não existe uma receita. Mas algumas atitudes podem ajudar. A criação de um aplicativo mobile, suporte rápido e um canal de relacionamento direto são bons exemplos.

Como falamos na primeira dica, quando uma empresa conquista a credibilidade e a confiança dos clientes, o negócio tem tudo para dar certo! E é unindo essas duas palavras que você consegue transformar os consumidores em clientes fiéis e evangelizadores da sua marca.

Conseguindo isso, sua empresa passará a gastar menos com a divulgação dos produtos, poderá ter preços acima do mercado, conquistará clientes novos indicados pelos já fidelizados, negociará melhor com os fornecedores etc.

4. Divulgar promoções e lançamentos

Um aplicativo permite inovar e atrair os clientes de diversas formas. A divulgação de promoções e lançamentos, por exemplo, são diretamente beneficiadas com isso.

Para ficar mais claro, vamos considerar o seguinte cenário: uma empresa que acabou de criar o seu aplicativo. No lançamento desse app, ela resolve oferecer aos 100 primeiros clientes que fizerem o download 30% de desconto em todos os produtos ou serviços da loja. Isso é bastante atrativo para os consumidores, sejam eles novos ou não.

  Aplicativos para empresas - 15 bons apps que você deveria usar!

O que queremos dizer com isso é que, por meio de um aplicativo, é possível divulgar promoções, lançamentos e ofertas, e fazer com que os clientes passem a se interessar ainda mais pela sua empresa, aumentando o engajamento.

5. Criar uma comunicação direta

Além de todos os benefícios que já citamos, o aplicativo pode fazer com que a sua empresa tenha mais um canal de comunicação direta e eficiente com os clientes.

Segundo pesquisa realizada pela Anatel, o crescimento do tráfego de dados móveis até 2018 deverá ser 11 vezes o atual. Isso significa que, até lá, o número de pessoas que possuirão um smartphone será muito maior.

Então, com o avanço da tecnologia e também do número de pessoas que acessam a internet via mobile, os aplicativos estão cada vez mais em alta, podendo trazer ótimos resultados para as empresas. Se a sua marca estiver no lugar certo, no momento certo, com certeza os potenciais clientes irão encontrá-la.

Com esses dados, fica claro a necessidade de manter sua empresa presente no mundo mobile. Afinal, o seu público já está lá.

6. Ter um canal de sugestões

É impossível deixarmos esse benefício de fora ao falar de aplicativos empresariais. Por meio de um app, é possível que a sua empresa crie um canal de sugestões, onde os clientes possam deixar um feedback sobre o serviço prestado por ela.

Em um caso de atraso de entrega, por exemplo, os clientes poderão falar diretamente com você, deixar sugestões de empresas transportadoras, rotas, pontos de referência e outras sugestões.

Nesse momento, mesmo que o feedback não tenha sido positivo, você deverá responder ao cliente e explicar com sinceridade o motivo do ocorrido. Assim, além de deixar o consumidor mais tranquilo, os outros clientes que forem procurar informações sobre o seu negócio verão que você responde as dúvidas e críticas com prontidão, e passarão a ter confiança na sua marca.

  10 bons motivos para criar um aplicativo - Guia rápido

Além de todos esses motivos, investir em um aplicativo para sua empresa tem um custo relativamente baixo — se comparado aos benefícios que ele é capaz de trazer para o sucesso do seu negócio.

Agora que você já sabe por que sua empresa precisa ter um aplicativo, chegou a hora de botar a mão na massa. Leia o nosso post sobre como criar um aplicativo profissional e comece a mudar esse quadro agora mesmo.

 

Conheça também o guia de Empresas de Aplicativos Móveis do Portal Universo Móvel.

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Mobilidade e IoT
Comentários estão fechados.