O serviço de cloud computing, também conhecido como computação na nuvem, veio para ficar. Hoje, ele é essencial para a evolução dos negócios de pequenas e médias empresas (PMEs). Mas, à medida que o uso dessa tecnologia cresce, começa a surgir uma série de dúvidas e inverdades a respeito da sua utilização (preço e segurança estão entre elas).

E é daí que vêm os mitos sobre cloud computing, que podem levar muitos empreendedores a deixarem de lado todas as vantagens oferecidas pelo armazenamento de dados na nuvem.

Se você não quer que as mentiras ditas sobre computação em nuvem atrapalhem seus negócios, continue a leitura e conheça alguns dos principais mitos da cloud computing. Vamos desvendá-los e fazer você se esquecer deles, explicando os motivos. Confira!

Cloud computing é caro

Reduzir custos com tecnologia é, justamente, um dos grandes atrativos da cloud computing. Ao optar por utilizar esse tipo de tecnologia, você não precisa mais se preocupar com as licenças de softwares para cada máquina da empresa, com a aquisição de programas de segurança e nem com hardwares para armazenar seu próprio banco de dados, por exemplo.

A atualização dos sistemas em cada dispositivo, a segurança e a manutenção dos data centers ficam por conta da fornecedora do serviço, desonerando a sua empresa dos gastos elevados para manter uma moderna e segura infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Dessa forma, o investimento inicial em cloud computing, que varia conforme o modelo escolhido, será justificado a médio e longo prazo, reduzindo os custos com TI e permitindo investir em outras áreas da empresa.

A nuvem não é segura

A segurança de dados na nuvem é outro ponto que costuma gerar dúvidas e fazer adiar a contratação do serviço. No entanto, a segurança online é uma das principais preocupações dos fornecedores, que estão sempre investindo em modernos sistemas de criptografia e firewall, entre outras ferramentas de proteção, dificultando acessos não autorizados e roubo de dados.

  [Artigo da Epson] Tendências do mercado de impressão para 2017

Além disso, é possível contratar diferentes níveis de segurança digital, conforme as suas necessidades e finanças, e se proteger até mesmo contra problemas físicos, como o roubo de discos rígidos e computadores da empresa ou avarias causadas por quedas de dispositivos, enchentes, incêndios etc.

Sem internet, não consigo acessar os dados em nuvem

Muitas pessoas temem ficar sem acessar os servidores em nuvem nos momentos em que a internet estiver fora do ar. Essa, aliás, é uma preocupação coerente, já que, para acessar dados online, é preciso estar conectado à web.

De olho nesse problema, fornecedores de armazenamento de dados na nuvem têm se aprimorado com rapidez, e muitos deles já disponibilizam links diretos para o servidor, que podem ser acessados off-line.

Dessa forma, os dados da sua empresa nunca ficarão indisponíveis, mesmo sem internet, desde que o serviço contratado conte com essa inovação.

Trabalhar com armazenamento na nuvem é complicado

Ao contrário do que possa parecer, a cloud computing não tem nenhuma complicação em sua utilização, mesmo para quem não possui intimidade com a informática. A facilidade para usar armazenamento na nuvem é uma das muitas vantagens dessa tecnologia, trazendo benefícios para diferentes tipos de empresas.

O uso do sistema convencional de servidores é que costuma ser complicado para quem não tem familiaridade com o assunto, dependendo de uma equipe especializada para assessorar os usuários. Já o armazenamento online surgiu para simplificar e otimizar essa tecnologia de vez.

Um ótimo exemplo de computação em nuvens são os serviços de sincronização de arquivos, como o Dropbox, um dos mais utilizados no mercado.

A única vantagem da cloud computing é pagar menos

Como já comentamos, o uso do sistema de nuvem para guardar dados permite economizar no médio e no longo prazo, na área de TI. Mas essa é apenas uma das vantagens da cloud computing para empresas.

  Por que terceirizar tecnologia na empresa? Descubra agora!

Outros benefícios do armazenamento em nuvem são:

  • maior segurança para os seus dados, trazendo proteção contra vírus, ataques virtuais e outras ameaças online;
  • backup automático de dados, evitando problemas com a perda de arquivos e de informações importantes para a sua empresa;
  • atualização constante, garantindo as versões mais recentes de softwares para automação do seu negócio;
  • mobilidade, possibilitando aos seus funcionários acessar informações e dados do trabalho a partir de qualquer lugar e dispositivo;
  • possibilidade de diminuir ou aumentar as capacidades de armazenamento e processamento, conforme a demanda.

Armazenar dados em nuvem é uma tecnologia nova

Engana-se quem acredita que cloud computing é uma tecnologia nova, que apareceu recentemente. Alguns dos conceitos dessa ferramenta já estão aí há muito tempo e em serviços bastante populares, como o webmail (Gmail e Yahoo, entre outros), streaming de música e vídeo (Spotify, Netflix, YouTube), redes sociais e drives online (iCloud, Google Drive, Dropbox, etc).

Podemos definir a computação em nuvem como um novo modelo de negócio e não uma nova tecnologia, pois ela é a junção de serviços que já existiam com algumas novidades, ampliando a sua utilização para inúmeros segmentos.

A nuvem não é para pequenas empresas

Entre os mitos sobre computação na nuvem, outro destaque é a crença de que esse serviço inovador foi criado apenas para atender às grandes corporações, que dispõem de orçamentos gigantes e uma complexa infraestrutura de Tecnologia da Informação.

Nos primórdios da internet, tal afirmação até poderia ser verdadeira, mas hoje em dia há modelos de cloud computing para empresas de todos os tamanhos, inclusive as de pequeno e médio porte que, em alguns casos, chegam a contar com pacotes e aplicações gratuitas.

  Tecnologia para empresas: 6 softwares fundamentais para sua empresa

Há várias opções de fornecedores e serviços de nuvem para PMEs disponíveis atualmente, como:

Conforme vimos, não há qualquer motivo para ter medo de usar a computação na nuvem nas pequenas empresas. Essa tecnologia chegou para facilitar todos os tipos de negócios e, para ter maior produtividade, eficiência e redução de custos, entre outros benefícios, considere a opção de contratar um servidor online.

Esperamos que este post tenha esclarecido suas dúvidas sobre cloud computing!

O conteúdo foi útil para você? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail, gratuitamente, as últimas novidades sobre cloud computing e outras tecnologias para pequenas e médias empresas!

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em TI
Comentários estão fechados.