O gerenciador de dispositivos moveis (do inglês mobile device management – MDM) é um termo da indústria para a administração de dispositivos móveis, como smartphones, tablets, laptops e computadores desktops.

Um sistema de gerenciamento de dispositivos móveis protege, monitora, gerencia e suporta dispositivos móveis implantados por operadoras de telefonia móvel, provedores de serviços e empresas. Geralmente inclui funcionalidades de distribuição de aplicativos OTA (over-the-air). Dados e definições de configuração para todos os tipos de dispositivos móveis. Incluindo telefones celulares, smartphones, tablets, computadores móveis robustos, impressoras móveis, dispositivos móveis POS, etc. Isso se aplica a ambos os dispositivos de propriedade da empresa ou de propriedade dos seus empregados, no ambiente corporativo ou privado;

Ao controlar e proteger os dados e definições de configuração para todos os dispositivos móveis na rede, o MDM pode reduzir muito os custos de suporte e os riscos do negócio. A intenção do MDM é otimizar a funcionalidade e a segurança de uma rede de comunicação móvel e minimizar o custo e o tempo de inatividade.

Com dispositivos móveis se tornando onipresentes e aplicações inundando o mercado, o monitoramento móvel está crescendo em importância. A nova onda do BYOD (Bring Your On Device – Veja nosso Post sobre o assunto), onde o usuário utiliza seu próprio aparelho para acessar e-mails e outras aplicações corporativas, tornou o uso do MDM essencial para garantir a segurança das informações e a padronização dos aplicativos.

As principais funcionalidades em um aplicativo de MDM são:

•    Instalação e atualização de Software e aplicações Over-the-air (remotamente)
•    Configuração e provisionamento remoto
•    Segurança e aplicação de políticas corporativas (quem pode acessar o que)
•    Solução de problemas e ferramentas de diagnóstico
•    Rastreamento GPS e mapeamento de rotas
•    Backup / Restore das informações dos equipamentos
•    Rastreamento e gestão de bens móveis – Inventário
•    Bloqueio e Wipe remotos (possibilidade de apagar remotamente todo o conteúdo do dispositivo).
•    Separação dos conteúdos corporativos e privados

  Segurança digital: saiba como proteger os dados da sua empresa

Este conteúdo foi útil para você? Que tal compartilhar com seus amigos? Aproveite para comentar sobre sua experiência sobre este tema.

Visite também o Guia de fornecedores do Portal Universo Móvel.

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Segurança
Comentários estão fechados.