O gerenciador de dispositivos moveis (do inglês mobile device management – MDM) é um termo da indústria para a administração de dispositivos móveis, como smartphones, tablets, laptops e computadores desktops.

Um sistema de gerenciamento de dispositivos móveis protege, monitora, gerencia e suporta dispositivos móveis implantados por operadoras de telefonia móvel, provedores de serviços e empresas. Geralmente inclui funcionalidades de distribuição de aplicativos OTA (over-the-air). Dados e definições de configuração para todos os tipos de dispositivos móveis. Incluindo telefones celulares, smartphones, tablets, computadores móveis robustos, impressoras móveis, dispositivos móveis POS, etc. Isso se aplica a ambos os dispositivos de propriedade da empresa ou de propriedade dos seus empregados, no ambiente corporativo ou privado;

Ao controlar e proteger os dados e definições de configuração para todos os dispositivos móveis na rede, o MDM pode reduzir muito os custos de suporte e os riscos do negócio. A intenção do MDM é otimizar a funcionalidade e a segurança de uma rede de comunicação móvel e minimizar o custo e o tempo de inatividade.

Com dispositivos móveis se tornando onipresentes e aplicações inundando o mercado, o monitoramento móvel está crescendo em importância. A nova onda do BYOD (Bring Your On Device – Veja nosso Post sobre o assunto), onde o usuário utiliza seu próprio aparelho para acessar e-mails e outras aplicações corporativas, tornou o uso do MDM essencial para garantir a segurança das informações e a padronização dos aplicativos.

As principais funcionalidades em um aplicativo de MDM são:

•    Instalação e atualização de Software e aplicações Over-the-air (remotamente)
•    Configuração e provisionamento remoto
•    Segurança e aplicação de políticas corporativas (quem pode acessar o que)
•    Solução de problemas e ferramentas de diagnóstico
•    Rastreamento GPS e mapeamento de rotas
•    Backup / Restore das informações dos equipamentos
•    Rastreamento e gestão de bens móveis – Inventário
•    Bloqueio e Wipe remotos (possibilidade de apagar remotamente todo o conteúdo do dispositivo).
•    Separação dos conteúdos corporativos e privados

  Telecom Expense Management (TEM): saiba como tirar proveito desta ferramenta

Este conteúdo foi útil para você? Que tal compartilhar com seus amigos? Aproveite para comentar sobre sua experiência sobre este tema.

Visite também o Guia de fornecedores do Portal Universo Móvel.

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Segurança
Comentários estão fechados.