Meios de pagamento – o cartão de crédito é, atualmente, um dos meios mais práticos para se efetuar pagamentos. Há poucos anos atrás, os cartões não eram tão populares pela sua restrição de acesso. Pois vários estabelecimentos não contavam com um sistema de recebimento para este meio. No entanto, hoje a realidade é outra, grande parte dos pontos comerciais físicos ou virtuais aceitam cartões de crédito.

O crescimento das lojas virtuais e trabalho autônomo resultou na implementação de alternativas para a utilização de cartões de crédito. Os terminais repletos de equipamentos, hoje em dia, podem ser substituídos por pequenos leitores de cartões. Também podem ser substituidos por smartphones e tablets. De qualquer modo suprindo a necessidade de cada estabelecimento, as novas tecnologias para cartão de crédito variam de acordo com o volume de receita e os equipamentos que cada empresa tem à disposição.

O cartão de crédito se tornou a principal forma de pagamento de contas para muitas pessoas. Não possuir um meio para receber os pagamentos em cartão pode ser uma forma de perder muitos clientes. Mas não se preocupe, existem equipamentos variados para utilizar os cartões em sua loja. Neste post, apresentaremos os principais sistemas de recebimento de valores em cartão e para quais tipos de estabelecimento eles são mais adequados.

Sistemas POS – Ponto de venda

Os sistemas de Ponto de Venda integram diferentes ferramentas em uma só plataforma. Normalmente esse sistema oferece, além da leitura de cartão de crédito e débito, os outros equipamentos necessários para fazer o registro da compra, como leitor de códigos de barras, caixa registradora, impressora e tela touchscreen.

  A importância da automação na gestão de logística de uma empresa de transporte

A aplicação de um sistema de ponto de venda pode ser física ou móvel. Quando implantada num estabelecimento tradicional, o equipamento normalmente reúne além da máquina de cartão, um computador, impressora e leitor digital. Já no sistema mobile, tudo está integrado. Onde os meios de pagamento podem ser facilmente acessados por um tablet e um leitor de cartão sem contato.

A grande vantagem de optar por um sistema de ponto de venda é a sua capacidade. O POS oferece todo o serviço necessário para o pagamento em um só terminal. Entre as desvantagens, podem estar os contratos de longa duração. Pois há um custo significativo para as empresas que oferecem o serviço de ponto de venda. O treinamento constante aos funcionários que utilizarão a ferramenta, também devem ser considerados. Devido a estas condições, o sistema se torna ideal para estabelecimentos físicos consolidados. Pois estes desejam atuar com um volume maior de vendas e, ao mesmo tempo, reunir diversos meios de pagamento.

Processador de Cartão de Crédito Móvel

Os processadores de cartão de crédito móveis são sistemas que possibilitam o recebimento de valores via cartão. Funcionam através de equipamentos que utilizamos no dia a dia, como smartphones e tablets. Para realizar a transação, existem aplicativos que se tornam intermediadores entre o pagamento e o depósito na sua conta. O exemplo mais conhecido deste sistema que podemos citar é o Paypal. Nesse sistema, o usuário necessita também de um leitor de cartão de crédito móvel, que pode ser adquirido com a empresa que realizará a transação pelo cartão.

Por ser um sistema itinerário, o processador de cartão de crédito móvel é ideal para empresas que realizam vendas em diversos lugares ou até mesmo trabalhadores autônomos, que realizam vendas à domicílio, por exemplo. A principal vantagem é oferecer como meio de pagamento uma forma alternativa. O que pode conquistar clientes, que antes não poderiam comprar com a empresa. A desvantagem, no entanto, são as taxas, que costumam ser bastante altas em relação às vendas.

  Dicas para implementar automação de força de vendas em sua empresa

Para decidir então se vale a pena implementar o sistema em uma empresa, é importante avaliar se a alternativa terá adesão o suficiente para garantir retorno.

Terminal de Cartão de Crédito

Os terminais de cartão de crédito são sistemas de pagamentos bastante comuns atualmente. Basicamente, tratam-se de empresas que intermediam a relação entre o negócio e a companhia que oferece o cartão de crédito. Através de máquinas leitoras de cartões, móveis ou fixas, o adepto a esse sistema pode receber todos os pagamentos realizados em cartões com apenas um equipamento.

O serviço é ideal para empresas que têm interesse em aceitar os pagamentos em cartão. Porém para isto não precisam de um sistema completo para fazer isso, como o de Ponto de Venda. A principal vantagem da ferramenta é a praticidade de oferecer o recebimento de valores via cartão sem ter que adquirir um grande aparato. No entanto, as taxas podem ser bastante altas, o que requer pesquisa na hora de implantar o sistema.

Meios de Pagamento Online

Os adeptos do e-commerce normalmente optam pelos meios de pagamento online, ou seja, o recebimento dos valores através de cartões de crédito de forma virtual. Utilizando um sistema de carrinho de compras, o cliente da loja virtual pode reunir todos os itens a serem comprados em apenas uma conta. A transação ocorre por meio de empresas intermediadoras, como o PayPal e o Pagseguro, que cobram taxas percentuais em cima dos valores das compras para realizar o processamento do cartão de crédito e o envio do valor pago a uma conta online. Os valores presentes nessa conta, posteriormente, podem ser transferidos a uma conta em instituição física.

Mais fácil e rápido

A principal vantagem de se trabalhar com pagamentos online é a facilidade para conseguir aderir ao sistema. Não é necessário comprovar crédito, o que torna a aprovação mais fácil. Logo, a implementação do sistema também se torna mais rápida. No entanto, as vantagens em utilizar o sistema nem sempre superam as desvantagens. Isso porque, graças às empresas intermediadoras, as taxas costumam ser mais altas do que as de provedores físicos.

  NFC: O que é e como utilizar em sua empresa?

Outra desvantagem é que, muitas vezes, o cliente é redirecionado da loja virtual para o site da empresa responsável por efetuar o pagamento, o que pode tornar o cliente relutante a seguir com a compra.

Entre as diferentes formas de receber pagamentos em cartão de crédito, cada empresa possui características que se enquadram melhor a um tipo de sistema. Por isso, antes de implementar um equipamento, o ideal é avaliar aspectos centrais, como o número de vendas mensais e as taxas cobradas por cada empresa.

Compartilhe este conteúdo e ajude outros empresários a conquistarem o sucesso. E se você tem alguma experiência positiva ou negativa, divida com a gente nos comentários! Conheça também o guia de fornecedores de Equipamentos para TI e Telecom e Automação Comercial do Portal Universo Móvel.

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Automação
Comentários estão fechados.