Crm Customer Relationship Management – na Era da rapidez e do avanço tecnológico, ganhar e, principalmente, perder um cliente é um processo que se realiza em poucos cliques. Bem por isso a fidelização tornou-se, mais do que nunca, essencial para as empresas que buscam por estabilidade e crescimento dentro deste mercado, extremamente volátil.

Neste cenário, a correta gestão de vendas, bem como o aprimoramento do relacionamento com o cliente, são os principais focos dos empresários e dos gestores. Pois estes não estão dispostos a perder tempo, muito menos dinheiro.

Mas, como promover um relacionamento com o cliente tão eficaz a ponto de este ser um fator estratégico dentro do negócio? Resultando, assim, em números positivos ao fim do mês?

O sistema CRM é uma das melhores soluções da atualidade neste quesito. Considerado como um verdadeiro trunfo estratégico para as empresas que o utilizam corretamente. O sistema CRM é capaz de identificar perspectivas que ajudam no acompanhamento e na fidelização dos clientes. Tudo isso através de um cuidado personalizado e super bem direcionado para o público-alvo da organização. Interessante, não é?

E o que é CRM, afinal?

Neste artigo falaremos sobre o que significa, quais as suas vantagens e principais usos. Também mostraremos como escolher um sistema CRM para a sua empresa. Por isso, continue lendo e veja como aprimorar a gestão de vendas do seu negócio!

O que é CRM Customer Relationship Management?

Customer Relationship ManagementCRMtraduzido livremente para o português como “Gestão do relacionamento com o cliente”. Trata-se de um software que possibilita que a empresa conheça as características de seus consumidores. Estas características tais como: Principais hábitos, preferências e necessidades da carteira de clientes da empresa.

Seu foco é, exclusivamente, o cliente, claro!

O sistema CRM é importantíssimo nos processos de tomada de decisão. Com ele é possível que os gestores e líderes da empresa, conheçam suas vertentes. A partir disso, avaliam melhor suas estratégias antes de lançá-las de fato. Assim, restringem-se as chances de falhas e prejuízos, enquanto as possibilidades de lucros e crescimentos aumentam expressivamente.

Muitas organizações têm apostado na utilização deste tipo de software. Sua atuação, mais sentida e subsidiada dentro das áreas de gestão de vendas, gestão de marketing e gestão de clientes. Este software, tem potencial capacidade de transformação através da análise dos dados que são inseridos sobre o público-alvo. Estes dados ficam disponíveis através do banco de dados do sistema.

E as vantagens são inúmeras!

Rapidamente percebidas, sobretudo, essas vantagens e benefícios são bem econômicos para a empresa. Outro fato relevante é que possuem uma perspectiva de alto retorno financeiro.

Principais vantagens do CRM Customer Relationship Management

Seu negócio precisa de um software de gestão de vendas e de relacionamento com o cliente?

Veja, primeiro, quais são os principais motivos que levam uma empresa a aderir ao sistema CRM e responda a esta questão:

  1. Com o CRM Customer Relationship Management é possível ter uma visão mais clara e continuamente atualizada sobre todas as informações pertinentes a organização, sobre o cliente;
  2. Garante um fácil acompanhamento sobre tudo o que o cliente comprou;
  3. Possibilita uma perceptível redução dos custos despendidos no processo de conquista e aquisição de novos clientes;
  4. Estrutura o relacionamento com o cliente aumentando, expressivamente, a taxa de fidelização;
  5. Maior retorno financeiro sobre o investimento gasto com propagandas e campanhas de marketing e vendas;
  6. Maior lucro com base no aumento da margem de gastos de cada cliente fidelizado;
  7. Otimização da relação entre os setores internos do negócio, interligando-os;
  8. Otimização e economia de tarefas com atividades secundárias, gerando uma maior produtividade do pessoal;
  9. Monitoramento de todas as vendas e respectivos níveis de produtividade dos vendedores da empresa;
  10. Disponibilização de relatórios capazes de auxiliar nos processos de tomada de decisão.
  Guia rápido sobre como criar um site

Seu negócio precisa de um sistema CRM? Com toda certeza, sim! E aqui foram elencadas apenas algumas das principais vantagens!

Recursos do software de gestão de relacionamento com o cliente

Você deve estar curioso para saber como o sistema CRM funciona, certo? Este tipo de software de gestão de relacionamento com o cliente é bem específico e direcionado, abrangendo todas as etapas da gestão de vendas como os procedimentos que são anteriores, durante e posteriores – feedback – a venda.

Entre muitas funções e recursos, um software CRM poderá ajudar o seu negócio a:

  • Identificar, conhecer e definir o perfil dos clientes da empresa;
  • Gerenciar todos os contatos – como clientes, parceiros e fornecedores;
  • Organizar todas as formas de comunicação com o público-alvo;
  • Acompanhar encomendas e notas de mercadorias;
  • Disponibilizar assistência personalizada; e
  • Antecipar, através da análise de relatórios, evoluções e mudanças drásticas do mercado.

Escolhendo o sistema CRM para o seu negócio

Extremamente vantajoso, como foi visto até agora, o sistema CRM tem se apresentado como ferramenta fundamental para um uso mais eficiente dos recursos da empresa, melhorando sua performance e elevando, inclusive, os seus ganhos.

Antes de “bater o martelo” e optar pela instalação do sistema de gestão de relacionamento com o cliente, entretanto, é preciso observar alguns dados e informações da empresa através de uma avaliação preliminar, capaz de direcionar, com maior objetividade, qual o melhor modelo de software para o seu negócio.

Aderir a um sistema CRM significa movimentar todo o corpo, toda estrutura empresarial, da organização. Todos os setores serão atingidos e deverão ser envolvidos neste processo.

Em alguns casos é indicado que seja feita uma auditoria da empresa antes que este importante passo para a modernização seja tomado.

Passo a passo para instalação do software de gestão de vendas:

passo-a-passo1. Reunindo informações

Faça a avaliação de toda a composição empresarial do seu negócio. Após é hora de reunir todas as informações possíveis sobre a própria empresa e os clientes atendidos por ela.

Tudo o que for levantado neste passo servirá para uma correta definição do funcionamento do sistema CRM dentro da organização – daí sua grande importância – fazendo com que este passo seja essencial para que, posteriormente, o software funcione corretamente.

2. Definindo a utilização

O segundo passo é composto pela definição que indica quais pessoas e setores, terão acesso e utilizarão esta importante tecnologia.

Diferente do que muitos acreditam, o sistema CRM não deve ficar ao alcance, única e exclusivamente, dos gestores da organização. Para funcionar com alta performance, o mais aconselhável é que todos os colaboradores utilizem o software, alimentando-o inclusive. Para tanto, em muitos casos é preciso disponibilizar um treinamento que capacite todos os membros a tal utilização.

  O que é Business Intelligence (BI) e como pode gerar resultados surpreendentes

3. Escolhendo o modelo de software de gestão

Hoje estão disponíveis, no mercado, vários tipos de sistema CRM e cada um possui um diferencial direcionado para determinada área ou segmento. A escolha do modelo de software deve ir, sempre, de encontro com as necessidades e especificidades, mais determinantes do negócio. Não podendo se adotar nenhum modelo padrão.

Para facilitar na hora da escolha, esses softwares costumam se agrupar em três categorias:

1. Softwares de escritório

Os mais básicos possíveis, estes softwares são desenvolvidos através de planilhas do próprio Excel ou utilizando o serviço de banco de dados do Microsoft Access. São planilhas super bem estruturadas que auxiliam nos processos de coleta e anotação de dados e informações sobre o cliente.

Extremamente limitado, já que não possuem ferramentas que agilizem processos ou ofereçam relatórios, por exemplo, os softwares de escritório não colaboram com uma eficiente tomada de decisão, muito menos prestam assessoria na hora de se estabelecer o planejamento do negócio.

Ainda assim, é considerado como ideal para microempresas e para profissionais liberais.

2. Sistema CRM interno

Indicado para pequenas e médias empresas, e também para algumas recém-criadas, ter um sistema CRM interiorizado significa fazer o controle de todas essas informações em um servidor próprio.

Possibilita a comunicação entre os setores da empresa e, ainda, uma correta compilação dos resultados da coleta de informações dos clientes.

O sistema CRM interno gera resultados de acordo com as necessidades empresariais e, mesmo sendo satisfatório, até certo ponto, tende a ver as empresas migrarem para o próximo grupo conforme vão crescendo e se desenvolvendo.

3. SaaS

“Software as a service” é o pacote de sistema CRM que possibilita que as empresas arquivem todas as informações dos clientes que foram obtidas diretamente na nuvem. É conhecido, também, como CRM em modo terceirizado e é indicado para grandes empresas ou, ainda, para empresas com muitos funcionários.

Neste tipo de software de relacionamento com o cliente, todas as aplicações são disponibilizadas em um servidor remoto, totalmente online e acessível a partir de qualquer terminal com internet – mobilidade ideal para os empresários visionários.

O SaaS garante que todos os usuários consultem e editem as informações do sistema CRM. É um modelo extremamente benéfico por contribuir com a geração de um maior controle de custos, além de garantir maior flexibilidade, também.

Por ser terceirizado, o modelo de CRM na nuvem, requer o pagamento de uma subscrição para uso dos serviços de hospedagem. Mas, não se assuste! Geralmente este valor é bem pequeno se comparado as grandes vantagens que a utilização do software pode trazer para a empresa.

Vantagens do sistema CRM terceirizado

São inúmeras as vantagens para as empresas que aderem ao sistema CRM em SaaS. Entre as principais, destacam-se:

Escolha das opções

Ter um software online que otimize a gestão de vendas da empresa é o pontapé inicial para um crescente sucesso. O modo SaaS permite que cada organização personalize sua plataforma. Força de vendas, fórmulas sob medida, exclusivas para o negócio em questão e relação de clientes com foco direcionado para as informações mais essenciais. Tudo isso em um único lugar, disponível 24 horas por dia e em todos os dias da semana.

  Softwares de gestão: para que servem e as vantagens para uma empresa

Economia

O sistema CRM em nuvem não tem custo de instalação – o usuário compra apenas uma licença de custo para utilização – também não exige mobilização de recursos da área da informática da empresa. Mais praticidade e menos gasto, fatores determinantes na escolha do melhor sistema CRM para o negócio.

Maior possibilidade de colaboração

Todos os dados são adicionados e atualizados instantaneamente, permitindo, desta forma, que todos saibam o que está acontecendo dentro da empresa a qualquer tempo. E, mais: Vários usuários podem utilizar a plataforma ao mesmo tempo sem que o trabalho de um interfira no do outro.

 

Principais sistemas CRM terceirizados

principais-sistemas-crm-terceirizados

Por ser bastante prático e uma das finalidades do mundo virtual dos negócios, o SaaS possui muitas empresas reconhecidamente boas para se trabalhar em parceria. Entre as mais famosas estão:

1. Salesforce Brasil 

Oferece soluções para pequenas e médias empresas, além de atender a indústrias também. É um dos sistemas CRM mais utilizados no país e está disponível em português, facilitando a vida dos empresários e dos gestores.

Seus principais recursos estão ligados à área de vendas, marketing, serviço de atendimento, relacionamento com o cliente e gestão das relações de parcerias.

O Salesforce desenvolve aplicativos que garantem o aumento, em até 45%, da satisfação dos clientes atendidos pela organização. Vale a pena conhecer mais a fundo e investir na inovação oferecida pela plataforma, considera a número 1 neste quesito.

2. Oracle CRM Ondemand

Oferecendo ferramentas que capacitam e orientam as organizações em suas estratégias mais elementares nas áreas de vendas, marketing e fidelização, a plataforma Oracle possui a profundidade ideal para os negócios que exigem detalhamento.

Os pilares deste sistema CRM estão relacionados à:

  • Obtenção de inteligência empresarial, através de análises e planejamentos adaptáveis a situação real da organização;
  • Obtenção de um expressivo aumento na produtividade da empresa, através de vendas integradas e estratégias de marketing na nuvem;
  • Obtenção de maior valor agregado no mercado, através de um custo mais baixo e acessível, com muita segurança.

A plataforma está em inglês, mais os processos da plataforma, como um todo, são de fácil utilização. É uma excelente opção para aumento da performance da gestão de vendas.

3. Blue Note Systems

Sistema CRM francês, disponibiliza teste gratuito para as empresas que estejam interessadas em contratar os serviços SaaS.

Possui opção que permite as organizações adicionar módulos personalizados, geralmente de acordo com o setor ou segmento, que otimizem e profissionalizem a empresa como um todo.

O Blue Note Systems é considerado como o sistema CRM número 1 na França! Rico em ferramentas que melhoram o relacionamento com o cliente, esta plataforma merece ser testada!

Compartilhe o nosso conteúdo e comente suas dúvidas e experiências para que todos os profissionais da área possam se ajudar.

Conheça também o guia de Empresas de CRM do Portal Universo Móvel.

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Sistemas
Comentários estão fechados.