Criar um aplicativo

Olhe ao seu redor e conte rapidamente, quantas pessoas é possível ver que estão com um aparelho celular em mãos. Incrivelmente, o número será alto. Ainda mais se você estiver em locais abertos ou de muito acesso como terminais públicos e estações de metrô. E esta utilização só tem aumentado, numa escala impressionante e é motivo suficiente para pensar em criar um aplicativo.

Aplicativos para celular estão sendo desenvolvidos, de forma personalizada, para sanar as mais distintas necessidades humanas. Tem os que ajudam os usuários a controlar melhor as suas finanças pessoais, os que auxiliam no controle de dietas, os que funcionam como agenda e muitos outros mais. Há aplicativos para tudo que se precisa!

Estima-se, inclusive, um expressivo aumento nas vendas e nos números de usuários do smartphone. Não é pouco, cerca de 90% das compras feitas pela internet partem, única e exclusivamente, deste tipo de dispositivo. Tecnologia que possibilita que as pessoas estejam conectadas 24 horas por dia, em qualquer lugar, comprando produtos vistos em propagandas online.

Com toda certeza é uma enorme expansão no mundo virtual. Empresários e empreendedores visionários começaram a enxergar uma grande oportunidade em desenvolver um aplicativo. Fazer com que suas empresas e negócios tornem-se mais próximas dos clientes através destas tecnologias.

Portanto, interação e visibilidade são os objetivos pelos quais o seu negócio tem ansiado? Trazemos as 10 razões para a sua empresa apostar na criação de aplicativo. Conheça cada uma delas:

1. Fidelização de clientes através do aplicativo para celular

Estar na palma da mão do seu cliente, através de um aplicativo para celular é o tipo de relação que tende a ser vantajosa para a empresa. Afinal, sempre que ele precisar de algum produto ou serviço oferecido por seu negócio, buscará onde? No aplicativo instalado em seu aparelho!

Desta forma, a recorrência de compras aumenta. Com isso a empresa passa a investir menos na retenção de sua cartela de clientes. Ganhando mais recurso para se lançar na captura de novos.

2. Relacionamento estreito

Completando a razão anterior para que o seu negócio invista no desenvolvimento de aplicativos para celular, é necessário ressaltar que o grau de estreitamento na relação criada entre empresa e cliente é enorme. Envolvimento este que apresenta potencial de retorno muito atrativo.

Sabe-se que o gasto com a captura de um novo cliente não é pouco. Em média, 7x maior do que o custo de retenção de um que já está em sua lista de consumidores. Com o aplicativo para celular é mais fácil, e mais barato, este processo de retenção.

  NFC: O que é e como utilizar em sua empresa?

3. Notificando lançamentos

O lançamento de produtos tem como uma de suas principais características atrair novamente, um cliente que já comprou na empresa. Através do aplicativo para celular, fica fácil avisá-los sobre qualquer novidade, possibilitando um maior número de vendas.

Uma estratégia de marketing que cabe muito bem aqui é o pré-lançamento. Você consegue, através do aplicativo, criar a curiosidade e o desejo pela mercadoria ou serviço antes mesmo de seu lançamento.

4. Avisando sobre promoções

Quer meio mais eficiente do que receber um aviso no próprio celular? De que determinado produto, em alguns casos já indicado como de interesse, está na promoção? Além de ser atrativo para a empresa, que emite este aviso em massa, esta função pode ser verdadeiramente interessante para o próprio cliente.

Para tanto, vale ressaltar que a empresa deve utilizar sabiamente este recurso, criando promoções verdadeiras, com prazos e a períodos esporádicos. Nada de mandar promoção todo dia para não ser desinstalado, certo?

Esta é uma funcionalidade importante e deve ser considerada no planejamento para construção de um aplicativo móvel.


Veja também outros posts relacionados com o assunto:

Aplicativo de vendas – 5 bons motivos para sua empresa investir

Como fazer um app Android ou iPhone – Top dicas

Criar um app para o seu negócio pode gerar resultados significativos

Solução empresarial em tecnologia? Procurando empresas de TI?


5. Encurtando caminhos

As pessoas querem praticidade em seu dia a dia e os aplicativos para celular são importantes ferramentas dentro destes termos. Afinal, ajudam nas relações comerciais encurtando caminhos e agilizando os processos de compra e venda na internet.

Um exemplo disto é facilmente percebido se pensarmos nos apps de restaurantes, lanchonetes e pizzarias. É expressivo o aumento dos pedidos através deste veículo de comunicação que permite que os pedidos sejam feitos de modo mais certeiro, ou seja, com menos chance de equívocos e erros.

6. Alcance sem barreiras

Estar com o seu cliente em qualquer lugar em que ele esteja é uma grande vantagem, e diferencial, competitivo no mercado atual.

  Seja um criador de aplicativos! Dicas sobre como criar um app.

Um aplicativo para celular possibilita esta proximidade, tão importante num mundo em que tudo gira muito rápido e em que a melhor oferta é levada para casa.

7. Acesso direto a todo tipo de conteúdo publicado

Aproximar o cliente da sua marca requer muita estratégia, disto todos sempre soubemos. O que recentemente foi comprovado é que o aumento de fidelidade é evidentemente proporcional a quantidade de conteúdos publicados que agregam valor a vida do cliente.

Por isso, através dos aplicativos é interessante disponibilizar conteúdos que trazem informações úteis e interessantes para que o consumidor – e usuário – não perca a necessidade de ter o app a ponto de desinstalá-lo.

8. Indicações que aumentam a carteira de clientes

Uma das funções mais interessantes, e estratégicas digamos, disponível hoje nos apps é a de compartilhamento.

Através desta opção seu cliente pode, ao espaço de um clique, compartilhar seus principais conteúdos e produtos nas melhores e mais acessadas redes sociais, conquistando interessados e curiosos – potenciais novos clientes.

9. Canal de sugestões

Você está pronto para receber feedback dos seus clientes? O aplicativo é um dos meios mais fáceis e ágeis de saber o que eles têm pensado sobre o seu negócio e sobre o produto – ou serviço – por ele oferecido.

Disponibilizar este canal que pode, ainda, servir como meio de sugestões e reclamações, ajuda a sua empresa a melhorar suas políticas e previne possíveis perdas de clientes. Vale a pena ficar de olho a esta razão!

10. Disponibilização de informações

O aplicativo deve, obrigatoriamente, trazer todas as principais informações do seu negócio para ajudar o cliente a chegar até você.

Endereço físico, telefones e emails para contato, horário de funcionamento e de atendimento da empresa, além de mapa off-line são informações importantíssimas para se obter sucesso com este recurso.

Criar um aplicativo ou site responsivo? Qual utilizar?

site-responsivo

É verdade que nem sempre criar um aplicativo é fácil, gerando, em determinados casos, muitos custos e demasiado tempo para o desenvolvimento. Neste cenário, há sempre uma dúvida recorrente: Um site responsivo não bastaria para atender ao mesmo público?

Primeiramente, você tem que entender o que é um site responsivo, para que serve e como utilizá-lo para, só então, comparar suas funções e objetivos.

O que é site responsivo?

Site responsivo é o site desenvolvido de modo a se adaptar aos mais diversos tipos de dispositivos utilizados para acessá-lo. Sua estrutura é otimizada, permitindo experiências positivas tanto para o usuário via computador quanto o usuário via smartphone.

  Confira as 13 principais métricas de avaliação de aplicativos

É uma excelente opção para as empresas que apenas querem reproduzir o conteúdo de sua página virtual, sem emitir alertas ou estreitar relações com os clientes.

Também é uma solução super útil para a atualidade do mundo digital e deve ser considerada como opção, mais simples, concisa e barata, na tomada de decisão do seu negócio.

Para descobrir se sua empresa precisa criar um aplicativo ou um site responsivo, é interessante que você, junto aos seus sócios, parceiros e colaboradores, respondam:

  • Qual o objetivo a ser alcançado?

A empresa busca por um recurso que otimize a comunicação em mão única ou em mão dupla? Ou seja, deseja emitir comunicados e avisos sobre seus produtos e serviços, apenas, ou deseja também ouvir e dialogar com as muitas opiniões que seus clientes venham a ter?

  • Quais benefícios sua empresa está disposta a oferecer para o cliente?

Um aplicativo para celular deve, obrigatoriamente, trazer um benefício bem definido para o seu público, pois só assim alcançará sucesso de fato. Este benefício pode ser uma praticidade ou ajuda para o seu dia a dia ou, até mesmo, um desconto especial para compras efetuadas através do app.

Tecnologias precursoras de sucesso

Para se manter competitivo no mercado e passar batido pela crise econômica a que o país está submetido, sua empresa precisa se movimentar e aderir às modernidades do século.

Essas implantações, sobretudo tecnológicas, devem ser feitas de modo estrutural, com planejamento e estratégia para que o empreendimento, bem como seus gestores e líderes, não tenham prejuízos.

Inclusive, estima-se que o número de empresas que lançam aplicativos para celular sem utilidade ou vantagem para os clientes sejam tão altos a ponto de que boa parte deles não vingue, ou seja, não atinja o sucesso, sendo uma total perda de tempo e recursos. Você não quer fazer parte deste grupo, não é mesmo?

Para tanto, antes de decidir é essencial pensar estrategicamente. Como seu público pode ser realmente atingido a ponto de os números crescerem?

É importante, ainda, que você e sua empresa contem com desenvolvedores de aplicativos móveis profissionais capacitados para prestar suporte e auxílio nestes processos de modernização.

Visite o guia de Empresas de Aplicativos para celular do Portal Universo Móvel.

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Mobilidade e IoT
Comentários estão fechados.