Tornar-se um criador de aplicativos pode ser um bom negócio para sua empresa

Seja um criador de aplicativos! Deveria pensar nisso, já que o número de pessoas conectadas em todo o mundo através de um aparelho de celular smartphone é impressionante. Por aqui, os dados a respeito do assunto são ainda mais interessantes. No Brasil, há mais usuários conectados via celular do que via computador ou tablet, comprovando a teoria de que tudo vai ficar cada vez mais portátil com o passar dos anos.

Mas por incrível que pareça, grande parte das empresas ainda não se prepararam para atender este consumidor. Além disso, a estratégia das pequenas empresas ainda passa longe da criação de aplicativos para celular, seja por falta de conhecimento ou até medo de que o custo seja alto demais.

Mas já passou da hora de investir neste tipo de abordagem. Duvida? Então veja a seguir tudo sobre os aplicativos para celular, quais são as vantagens em investir neste tipo de ferramenta e quais são os cuidados que devem ser tomados na hora de contratar fornecedores de aplicativos.

O que é um app ou aplicativo para celular?

Um aplicativo para celular nada mais é do que um software desenvolvido exclusivamente para o mundo dos smartphones ou tablets, para melhorar e facilitar o contato direto com seus clientes, potencializando resultados melhores para sua empresa. As duas maiores plataformas para criar aplicativos são Android e IOS, respectivamente da Google e Apple.

Vale a pena criar um app para o seu negócio?

A empresa de pesquisa especializada em B2BClutch, realizou um trabalho sobre o assunto nos Estados Unidos. Segundo eles, menos de um quarto de todos os pequenos negócios entrevistados criaram aplicativos.  Porém, a mesma pesquisa revelou que, pelo menos metade destes pequenos negócios, já estão se planejando para criar seu próprio aplicativo até o final de 2017.

  Saiba agora como melhorar o site mobile da sua empresa

Mas e sua empresa? Ela já tem um site desenvolvido para funcionar nas pequenas telas de um celular? E um aplicativo, desenvolvido exclusivamente para atender seus consumidores através dos smartphones? Você ainda  não é um criador de aplicativos?

Se você nunca tinha pensado nisso, já passou da hora de fazer um orçamento exclusivamente para este fim. Mais do que simplesmente um diferencial para seu público-alvo, investir na criação de um aplicativo para celular e tablets acaba se tornar uma necessidade para pequenos, médios e grandes negócios.  As 3 principais razões para criar um App para seu negócio são:

1. Criar um aplicativo = aumentar suas vendas

Por mais incrível que pareça, ainda há empresários e gestores que não acreditam no poder que um aplicativo para celular possui. Segundo os dados da pesquisa, um aplicativo para smartphone desenvolvido com foco no aumento das vendas, é capaz de acelerar as mesmas e levar consumidores a realizarem a compra de forma muito mais fácil.

Isso acontece porque um bom aplicativo é mais conveniente do que uma simples busca no site. Ele é todo desenvolvido para que o checkout seja facilmente acessado, sem complicações ou muitos cliques. Além disso, possibilita que os consumidores façam suas compras de qualquer lugar, a qualquer hora, o que aumenta as compras por impulso.

Um app instalado no celular do cliente também agiliza a comunicação. Ao invés de enviar um e-mail marketing informando sobre promoções ou gastar muito dinheiro com campanhas nas mídias tradicionais, basta enviar um alerta sobre novos produtos adicionados, promoções e condições imperdíveis de pagamento.

2. Melhore a experiência de compra com um bom aplicativo

Um bom aplicativo, focado na experiência e na venda, oferece uma excelente experiência de compra para o consumidor. Afinal, todas as informações que ele precisa a respeito do produto estão na palma da mão, com alguns cliques de distância.

  10 bons motivos para criar um aplicativo - Guia rápido

Os sites desenvolvidos para mobile (responsivos) são também excelentes ferramentas para facilitar a navegação, mas um aplicativo para celular é algo que vai além. Afinal, ao invés de contar com a sorte e esperar que os consumidores cheguem ao site das mais diferentes formas, um aplicativo para celular capta os clientes mais engajados com a marca, aqueles que são sempre fiéis e, por isso, mais dispostos a efetuar compras com mais frequência.

3. Seja um criador de aplicativos e aumente a competitividade da sua empresa

O mercado está ficando cada vez mais competitivo. Com isso, pequenas empresas estão com dificuldades cada vez maiores de competir de igual para igual na batalha pela atenção dos consumidores. Principalmente quando se refere a meios mais tradicionais de divulgação e captação de clientes, que exigem grandes verbas e equipes de marketing.

Um aplicativo  celular desenvolvido de forma inteligente, consegue facilitar todo o processo e estar sempre perto do consumidor como qualquer outra marca. Além disso, pode facilitar os processos operacionais de venda para que sejam ainda mais efetivos e possibilitar resultados ainda melhores quando se compete em mercados de nicho.


Veja também outros posts relacionados com o assunto:

Aplicativo de vendas – 5 bons motivos para sua empresa investir

7 motivos para você criar um aplicativo para seu negócio

Vídeo com top dicas para criar um Aplicativo Profissional

Como fazer um app Android ou iPhone – Top dicas

Aplicativos para celular – 10 razões para a sua empresa apostar!


Como fazer um aplicativo?

O primeiro passo para criar um app é saber o que pode ser vantajoso para seu tipo de negócio.  Pesquisas recentes indicam os aplicativos para celular que trazem os melhores resultados, principalmente para pequenas empresas que tem muita coisa em comum. Listamos aqui o que não pode faltar no seu:

  Por que minha empresa precisa ter um aplicativo?

1. Inclua forma de recompensa para clientes mais fiéis 

Programas de fidelidade são uma excelente forma de manter os clientes sempre por perto.

2. Ofereça o networking

Vá além do que seus clientes esperam e inclua formas de agregar serviços de empresas parceiras, oferecendo uma solução completa.

3. Inclua formas de contato direto

Construa o aplicativo de tal forma que o cliente receba notificações sobre novidades, promoções e muito mais. Assim você mantém um contato sempre ativo, ficando presente na mente do consumidor.

4. Personalize o contato

Um bom desenvolvimento de aplicativo para celular é desenvolvido de forma a fazer com que todo consumidor sinta-se único. Mostre a ele produtos e serviços baseados em sua busca, na sua localização geográfica, idade e muito mais. Além disso, facilite o pagamento, a compra em si e proporcione rápido acesso ao seu programa de fidelidade.

5. Escolha o fornecedor de aplicativo para celular com cuidado

Prefira empresas mais experientes e que já tenham apps que funcionem de forma correta. Fuja de contratos muito baratos e exija sempre confidencialidade e exclusividade.

Então, preparado para tornar-se um criador de aplicativos? Ou melhor, o criador de aplicativos!

Aproveite e conheça também o guia de Empresas de Aplicativos Móveis do Portal Universo Móvel.

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Mobilidade e IoT
Comentários estão fechados.