Se você é dono de empresa e está pensando em como inseri-la no mundo digital, já deve estar cogitando uma solução de aplicativo próprio.

Mas ter um app, simplesmente, não é sinônimo de sucesso. É preciso saber contratar um serviço que te atenderá da melhor forma, para não transformar esse investimento em um desperdício de dinheiro.

Quer saber como não errar? Conheça as 9 qualidades que você deve buscar em um desenvolvedor de aplicativo para a sua empresa:

1. Boa oferta de serviços

O primeiro item, para o qual deve-se ficar atento ao contratar um desenvolvedor, é que não se trata apenas de cria um bom aplicativo. Dependendo da natureza do seu negócio, alguns serviços adicionais devem ser pesquisados. Por exemplo: você precisará de suporte, ou prevê uma rotina de atualizações para adicionar novas funções no futuro?

Alguns desenvolvedores não oferecem esse tipo de serviço e podem te deixar na mão depois do trabalho inicial ter finalizado. Também existem diferenças na flexibilidade do desenvolvimento e personalização do aplicativo, para que você escolha entre exclusividade ou custo.

Portanto, ao começar sua pesquisa, procure pelo que oferece cada desenvolvedor e escolha o que melhor couber no seu bolso e nas suas necessidades.

2. Portfólio consistente

Um bom desenvolvedor não precisa ter um portfólio interminável, com dezenas de aplicativos produzidos. A qualidade deve vir antes da quantidade.

Para atestar a consistência do trabalho, procure os apps que a empresa desenvolveu e teste-os no seu celular. Vasculhe cada um, atrás de pontos fortes e fracos.

Se os segundos forem tão numerosos quanto os primeiros, nem vale a pena seguir com a negociação.

3. Versatilidade

Ainda analisando portfólios em sua pesquisa, busque versatilidade para separar as empresas de qualidade.

  Aplicativos para empresas - 15 bons apps que você deveria usar!

Quanto mais soluções variadas o desenvolvedor conseguiu implementar em seus trabalhos passados, maior será a sua capacidade de inovar na hora de criar o seu aplicativo.

Existem muitos cachorros de um truque só por aí. Fique atento para evitar esse tipo de empresa ou profissional, se você não quer terminar com um aplicativo limitado e sem muitos atrativos.

4. Presença de mercado

O mais comum é que desenvolvedores de qualidade se estabeleçam no mercado em pouco tempo. A demanda atual por aplicativos é muito grande e empresas que oferecem um bom serviço se destacam de cara.

Então, pesquise também os clientes que já contrataram o serviço. Veja se são empresas de renome e com capacidade de investimento que escolheram aquela opção de desenvolvedor entre tantas disponíveis.

Quanto maior a qualidade dos clientes, maior deve ser a qualidade do prestador de serviço.

5. Boas referências

E já que você está pesquisando os clientes do desenvolvedor, que tal marcar uma conversa com eles? As referências são uma moeda valiosa no mercado.

É possível definir facilmente a qualidade de um serviço através de algumas perguntas básicas:

  • Como foi o processo de desenvolvimento?
  • Houve problemas com prazos?
  • Houve problemas com custos?
  • O desenvolvedor tinha processos claros e transparentes?
  • O que vocês acharam do resultado final?
  • Como foi o relacionamento após o fim do desenvolvimento?

Existem muitas outras perguntas a serem feitas, inclusive relacionadas à sua expectativa sobre o que o aplicativo trará de vantagem para o seu caso.

Escolha os clientes mais estabelecidos e busque referências. Se eles começarem a fazer propaganda espontânea do desenvolvedor, esse é um excelente sinal.

6. Boas avaliações em lojas de aplicativos

A vantagem de fazer uma pesquisa de desenvolvedores é que as lojas de aplicativos têm avaliações públicas em quantidade e qualidade, desde o número de estrelas até comentários bem elaborados.

  Como escolher um celular resistente a um ambiente "hostil"?

Se você está atrás de qualidade, não se prenda às notas. Para o bem ou para o mal, vários fatores podem influenciar numa distorção dessas avaliações.

Procure comentários embasados em todas as lojas onde os aplicativos estão disponíveis. Preste atenção principalmente nas reclamações e pense em como elas podem afetar o seu investimento.

Se não existem muitos problemas e os aplicativos do desenvolvedor são bem recebidos, você não tem como errar.

7. Alinhamento com o cliente

Estas três últimas qualidades também podem vir das referências que você buscou, mas o ideal é marcar uma conversa com os desenvolvedores mais promissores, para sentir seu comprometimento pessoalmente.

Empresas de qualidade que oferecem esse serviço se preocupam muito em andar junto com o cliente. Peça para conhecer o escritório e a equipe, faça perguntas sobre o relacionamento durante o projeto e como são feitos os contatos, os briefings e os feedbacks.

Para a criação de um aplicativo realmente útil para a sua empresa, você precisa de profissionais que te deixem a par de cada etapa do processo. Também, que tenham autoridade, mas que saibam ouvir as necessidades do cliente.

8. Compartilhamento do código fonte

Este é um detalhe entre tantos itens, mas que passa desapercebido por muitos clientes, gerando problemas no futuro.

Desenvolvedores sérios entregam, ao final do contrato, o código fonte do aplicativo criado. Dessa forma, você pode gerenciar a manutenção internamente ou contratar uma outra empresa para evoluir o trabalho a partir de onde ele parou.

O jeito mais rápido de separar serviços ruins é perguntar se eles cobram uma taxa extra por esse código. Se a resposta for sim, pode riscar da lista e passar para o próximo!

  3 dicas para gastar pouco no roaming internacional

9. Preocupação com gerenciamento de processos

Organização é essencial para o desenvolvimento de um aplicativo de qualidade. O serviço que você contratar deve ser bem acompanhado e documentado, com prazos e custos bem definidos.

Um dono de empresa tem experiência para reconhecer parceiros e fornecedores pouco comprometidos. É um feeling que surge fácil com uma simples conversa.

Portanto, insista em perguntar aos entrevistados sobre sua relação com os processos do desenvolvimento. Peça referências sobre isso também com os clientes anteriores. Isso é o suficiente para atestar a organização e, por consequência, a qualidade do serviço que você está contratando.

Existem inúmeras soluções diferentes para conseguir um app próprio para a sua empresa. Por isso, parece ser tão complicado acertar no investimento. Contudo, basta buscar portfólio, qualidade e organização, para não errar.

E agora, você está pronto para começar a sua pesquisa por um desenvolvedor de aplicativo? Então, não deixe de pesquisar bons desenvolvedores de aplicativos no guia do Universo Móvel e encontre o fornecedor ideal para suas necessidades!

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Mobilidade e IoT
Comentários estão fechados.