Você já deve ter visto o jargão “para sua empresa existir na internet, ela precisa ter um site” ser repetido por aí. Realmente, ter uma página própria abre muitas portas e permite aplicar mais facilmente algumas estratégias de marketing digital. Entretanto, há tempos que isso não é obrigatório para se obter sucesso no meio virtual.

Confira algumas dicas de atitudes que pequenas e médias empresas podem adotar para serem bem-sucedidas em suas estratégias digitais sem precisar ter um site na web.

Pergunte-se: “por que minha empresa precisa ter um site?”

Divulgar o trabalho? Realizar vendas? Criar e distribuir conteúdo? Receber contatos de clientes? Fazer processos seletivos? Entender quais os reais benefícios que um site pode trazer para os negócios é fundamental — inclusive na hora de criar um. Afinal, é preciso que ele seja uma ferramenta útil e que ajude a alcançar resultados e não apenas uma página bonitinha na web.

Uma vez definidos quais objetivos a organização pretende alcançar por meio da presença digital é hora de olhar para eles e fazer outro questionamento: é preciso ter um site próprio para atingir esses objetivos?

Se pesquisar bem o mercado, provavelmente, você vai perceber que existem outras formas de atingir os mesmos objetivos sem a necessidade de ter um site na web. E, em muitos casos, encontrará maneiras melhores e muito mais eficazes de fazê-lo.

Esteja onde seu público está

Seu público possivelmente não está em um só local na internet, por que sua marca deveria estar?

O consumidor bate-papo pelo WhatsApp, posta fotos no Instagram, usa o Facebook para se informar e se relacionar com amigos, mas, quando vai falar de trabalho, usa o Linkedin. Esse é o perfil básico do internauta atual. Por mais que parte da atenção possa estar concentrada em uma ou outra plataforma, de forma geral, ela está distribuída por diversos canais.

  Solução empresarial em tecnologia? Procurando empresas de TI?

Não é recomendado que a estratégia digital seja toda baseada em um único canal, autocentrada, e é isso, muitas vezes, que acontece quando marcas investem em ter um site.

Antes de pensar em encomendar um site e investir uma grana nisso, descubra onde seu público está na internet e seus hábitos online. Essas informações serão a base para qualquer planejamento digital bem-feito.

Marque presença nos canais digitais

O cenário atual fez com que muitas empresas passassem a investir em uma presença digital multicanais. Em vez de esperar que o consumidor vá até o seu website, a marca vai até o consumidor, marcando presença nos canais onde ele já está.

Você já percebeu a importância de estar em diferentes espaços virtuais, descobriu quais são os hábitos online do público e também já sabe quais objetivos espera alcançar com um website. Então, é a hora de colocar a mão na massa.

Divida o planejamento por objetivo, analise-o individualmente e, em seguida, olhe para o levantamento das plataformas e mídias sociais utilizadas pelo público. O cruzamento dessas informações pode revelar que, para a empresa atingir seus objetivos, ter um site na web é dispensável e substituível, podendo ser substituída por algum outro canal de relacionamento — geralmente uma rede social. Confira alguns exemplos nos tópicos que vêm a seguir:

Relacionamento com o cliente

Se um dos principais objetivos de ter um site é obter uma forma dos clientes entrarem em contato, uma presença digital dividida em diversos canais nas mídias sociais pode ser mais útil. Quase 50% dos consumidores brasileiros já preferem entrar em contato com uma marca por meio das redes sociais. E a porcentagem é ainda maior entre as faixas etárias mais jovens.

  Por que terceirizar tecnologia na empresa? Descubra agora!

Estar presente em diferentes canais faz com que a empresa amplie suas opções de atendimento, tornando o contato muito mais prático e pessoal para o consumidor, que irá se sentir mais prestigiado e próximo da marca.

Recrute com mais eficiência

Um website também ajudaria a cadastrar currículos em um banco de talentos e na realização de processos seletivos? Nesse caso, talvez, seja muito melhor investir em um forte presença digital no LinkedIn do que em ter uma página tradicional.

O Linkedin é a maior rede profissional do mundo, onde 85%, dos mais de 400 milhões de usuários, estão abertos a novas oportunidades, mesmo quando não estão procurando emprego de forma ativa.

Por ser uma mídia social voltada para o relacionamento corporativo, Linkedin oferece ferramentas de recrutamento capazes de definir, rastrear e gerenciar os talentos que uma empresa deseja contratar agora ou no futuro utilizando pastas, lembretes e listas de tarefas inteligentes. Além de sincronizar as atividades das equipes com o compartilhamento de projetos, pesquisas, perfis e notas sobre os candidatos.

Atraia atenção para a empresa e gere mais vendas

Talvez o principal objetivo que faz uma empresa ter um site é o desejo de passar a ser mais “vista” e, consequentemente, gerar mais leads. Essa motivação faz com que diversas companhias invistam grande parte dos seus recursos financeiros na criação de excelentes páginas na web recheadas de recursos.

Contudo, um website se torna um investimento inútil e sem resultados se não atrair visitantes. E as redes sociais são hoje as principais fontes de tráfego para páginas corporativas, ao lado das buscas no Google.

De acordo com um relatório da Sociable Labs, uma empresa do Vale do Silício, 62% dos compradores recorreram a pesquisas no Facebook ou comentários de amigos em redes sociais antes de realizar uma compra. É por meio delas que o público conectado procura por informações sobre as empresas. Ter uma presença digital forte no Facebook e em outras mídias desse tipo se tornou tão ou mais importante do que ter um site. E elas ainda exigem um esforço muito menor e são capazes de gerar mais retorno imediato.

  Como escolher um notebook para sua empresa?

É possível estar no mundo digital sem ter um site. Cada vez mais eles se tornam uma opção a mais de canal de relacionamento com o público e divulgação e, em muitos casos, estão longe de serem o meio mais efetivo — apesar de serem os que necessitam do maior investimento inicial. É mais eficaz ter uma boa estratégia de presença digital multicanais sem ter uma página do que o oposto.

Contudo, se você estiver preparado para desenvolver uma estratégia de presença digital matadora, que dará suporte e atrairá tráfego ao website, ele poderá se tornar um excelente investimento. Mas não faça nada, sem consultar nosso guia rápido sobre como criar um site.

Encontre empresas que desenvolvem sites no guia de fornecedores de tecnologia do Portal Universo Móvel.

 

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em TI
Comentários estão fechados.