Armazenamento em nuvem – toda empresa deve manter os seus dados organizados e seguros! Existe atualmente uma tendência para as PMEs, que é o cloud computing. Isso porque gera menos gastos e é muito mais dinâmico para as empresas que desejam crescer. É também, a forma mais assertiva para armazenar dados, com o chamado “computador em nuvem”. Com esse sistema os recursos, softwares e hardwares, são compartilhados através do acesso em qualquer computador, smartphone ou tablet conectados à Internet.

Conheça as vantagens do armazenamento em nuvem

Custos

O armazenamento em nuvem é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora. Além de não haver necessidade de instalação de programas ou de armazenamento local de dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet, independentemente da plataforma utilizada – por isto a alusão à nuvem. Os investimentos em hardware são reduzidos, já que não existe a necessidade de armazenamento local dos dados da empresa. Todas as informações ficarão na nuvem, necessitando apenas de um navegador e boa conexão. Caso haja a necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento, basta solicitar um upgrade no serviço e não é necessário substituir equipamentos.

Outra importante vantagem é não precisar ter uma equipe de especialistas em TI dedicada na empresa. Também não é necessário se preocupar com a manutenção dos ativos – computadores, servidores, notebooks e equipamentos de rede. Todo o custo estará relacionado com o uso e não há nenhum pré-requisito quanto ao tamanho da sua empresa bem como suas pretensões futuras.

Agilidade

O armazenamento em nuvem ocorre de forma ágil e dinâmica, apenas com um acesso de usuário e senha. Não é preciso mover fisicamente arquivos para outros equipamentos, sujeitos a eventuais perdas.

Flexibilidade

Os backups em mídias físicas podem se deteriorar com o tempo e não existe garantia alguma de que a empresa terá todas as suas informações importantes devidamente armazenadas. Fato que não ocorre no Cloud Computing.

Os profissionais de TI podem gastar seu tempo em atividades relacionadas ao negócio. Deixando de se preocuparem com infraestrutura ou problemas relacionados com armazenamento de dados. Tudo é administrado pela prestadora de armazenamento em nuvem que trabalha focada em garantir a integridade dos dados armazenados.

  Tecnologia para empresas: 6 softwares fundamentais para sua empresa

Disaster Recovery (DR)

Toda empresa deve estar atenta e ter um plano de recuperação de desastres. Este plano deve ser composto por procedimentos que deverão ser aplicados sempre que ocorrer uma falha. Esta falha pode ocorrer em virtude de ameaças como incêndios, inundações, vandalismo, sabotagem ou falhas de tecnologia. Um plano deve envolver um conjunto de políticas e procedimentos para permitir a recuperação ou continuação da infraestrutura de tecnologia e sistemas, vitais na sequência de um desastre natural ou provocado por um descuido operacional. Tornando fundamental garantir a continuidade do negócio, que envolve manter todos os aspectos essenciais em funcionamento. Apesar de eventos disruptivos significantes.

Todo investimento e custos relacionados ao Disaster Recovery passam a ser de responsabilidade da empresa fornecedora do Cloud Computing. Economizando tempo e recursos do empresário cliente deste serviço.

Aumento da capacidade de armazenamento (escalabilidade)

Você não precisa de mídias físicas, que requerem compra de mais equipamentos. Basta pedir para o provedor aumentar o seu espaço de armazenamento.

O espaço é, de fato, infinito e não há necessidade de manutenção ou gerenciamento. Tudo fica por conta da empresa contratada para esse serviço.

Um exemplo prático das facilidades do armazenamento em nuvem é sua relação com o comércio eletrônico. Caso a pessoa precise aumentar o processamento da loja em um período específico, não existiria a necessidade de novos investimentos. Assim como limitação quanto a capacidade de armazenamento em servidores e computadores locais. Além de preocupações com o prazo para realizar as adaptações necessárias. A elasticidade do uso do serviço facilita muito o processo, com um serviço do tamanho exato que a empresa necessita.

Acesso remoto

Todos os dados ficam armazenados em nuvem e o profissional tem acesso a tudo de onde estiver. A logística também melhora. Afinal caso o empresário precise fazer uma consulta rápida a algum dado, basta acessar a nuvem de qualquer dispositivo com acesso à internet.

  Guia definitivo de tecnologia para pequenas e médias empresas

Qualquer meio conectado à nuvem tem os dados atualizados em tempo real, conforme outras pessoas autorizadas os modifiquem. Por isso, caso o profissional esteja trabalhando em algum projeto de maneira remota, todos os responsáveis terão acesso às informações atualizadas.

Aumento de produtividade

Existe aumento de produtividade, redução de tempo e investimento. Outra vantagem é o compartilhamento das informações como sistema de e-mail, telefonia com base na web, armazenamento de dados e hospedagem de aplicativos. Não é mais necessário armazenar informações em um computador dentro da empresa com risco de perder todos os dados, caso a máquina apresente algum problema.

Alguns dos grandes provedores:

Dropbox, OneDrive e Google Drive : são plataformas muito usadas de sistema de computação em nuvem, permitindo o armazenamento, compartilhamento e sincronização de arquivos. Quando a pessoa copia o arquivo para um desses serviços, ele é duplicado nos servidores do provedor e em outros computadores com acesso a conta.

Microsoft, IBM, Amazon e Level3 : Serviços desenvolvidos especialmente para proporcionar a capacidade de processamento de forma segura e flexível na nuvem para usuários corporativos. Através de componentes computacionais e funcionalidades de última geração, o cliente é capaz de construir um ambiente de computação que se adequa perfeitamente à cada um de seus aplicativos essenciais. O cliente tem a autonomia de selecionar através de um portal dinâmico e fácil de usar. Este portal o qual se pode acessar a um amplo catálogo de serviços para administrar de maneira autônoma seu pool de recursos e outros serviços.

Outras empresas que oferecem esses serviços:

EMBRATELVivo, TIMEquinixUOL e Locaweb.

Cada vez mais essas empresas e tantas outras investem em certificados de segurança, desenvolvimento de criptografias e todo o mais necessário para proteger de maneira ainda mais efetiva os dados de seus clientes.

  Backup online ou backup na nuvem - Guia Rápido

Vantagens sustentáveis

Existem, até mesmo, vantagens sustentáveis quanto ao armazenamento em nuvem. A emissão de gases do efeito estufa é reduzida por conta da redução com gastos energéticos desnecessários. A partir disso, a empresa pode criar uma identidade ecológica diferenciada. O investimento feito para adquirir um sistema de armazenamento em nuvem também retorna rapidamente para o caixa da empresa, afinal são muito menores do que em armazenamento físico.

Cuidados a serem tomados

Logicamente como em qualquer sistema existem cuidados a serem tomados. Principalmente em relação às pessoas não autorizadas terem acesso aos dados. Por isso, é preciso gastar mais energia com a verificação da identidade do usuário.

Outra questão é realizar um treinamento básico, com as pessoas que terão acesso a esse sistema. Assim instruindo-os para o uso adequado e não colocando em risco a segurança dos dados ou armazenagem de maneira incorreta.

De qualquer maneira as pessoas tendem a confiar muito mais nas informações armazenadas em nuvem do que em hardwares físicos. E de fato, pesando as vantagens e desvantagens de cada sistema, o cloud computing ganha disparado.

Por isso é preciso escolher um fornecedor de sistema cloud computing de credibilidade e que invista em tecnologias de criptografia e segurança dos dados.

Sempre atualizado

Estar sempre conectado às novas tecnologias, novas possibilidades de organização e armazenamento, bem como novidades do mercado que facilitam e automatizam processos é crucial para o sucesso da empresa como um todo. É preciso aproveitar e não temer o novo! Afinal empresas que arriscam e se atualizam com frequência, acompanham a tecnologia e as exigências de seus clientes.

Caso você ainda possua dúvidas com relação ao Cloud computing, o que acha de comentar e compartilhar experiências? Assim outros profissionais podem te ajudar.

Acesse também o site universomovel.com, o Portal sobre tecnologia para pequenas e médias empresas. Por lá você fica atualizado sobre temas tecnológicos que irão auxiliar a sua empresa a crescer, além de encontrar fornecedores de tecnologia e telecom de todo o Brasil.

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em TI
Comentários estão fechados.