Automação comercial – a necessidade pela profissionalização de todos os procedimentos da empresa tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Hoje cai muito bem aquela velha máxima de que não existe mais espaço para amadores no mercado.

Em um contexto de rápida evolução de mercado, a tecnologia tem claramente predominado nos projetos de maior destaque. A automação comercial, também conhecida como automação empresarial, é evidentemente uma das formas mais sensatas de otimizar os processos internos. Garantindo, assim, mais competitividade e sobrevivência para o negócio.

Vale frisar que se entende por automação comercial a correta aplicação de ferramentas específicas, que têm por objetivo agilizar, através da “mecanização”, todos os processos essenciais às rotinas da empresa. Com a função de prevenir erros sempre que possível, potencializando, ao máximo, a eficiência do negócio. Possibilitando, ainda, a tomada de decisão mais rápida e assertiva.

Essencial para o bom desenvolvimento das estratégias organizacionais, a automação pode ser implantada em qualquer tipo de negócio. Independente de seu ramo de atuação ou de seu porte, pode trazer benefícios reais à organização.

Falaremos destes benefícios logo a seguir. Continue acompanhando o artigo para entender como pode ajudar a sua empresa a crescer!

Benefícios do sistema de automação comercial para a sua empresa

automacao-comercial-2

A automação  é uma realidade em diversas empresas. Seu uso é eficaz e oferece muitos benefícios, principalmente na parte interna da organização.


Veja mais posts sobre temas que apoiam a gestão de sua empresa:

Sistema ERP – 10 sinais de que sua empresa precisa investir em um com urgência

Meios de pagamento – como aceitar cartão de crédito online, na loja ou em qualquer lugar

Cupom Fiscal – Implantando o ECF no seu negócio

Solução empresarial em tecnologia? Procurando empresas de TI?

Top 6 aplicativos grátis com leitor de QR Code – iPhone e Android

Aplicativos para empresas – 15 bons apps que você deveria usar!


Vale ressaltar que cada organização tem suas necessidades específicas. Estas deverão ser levadas em conta antes que o seu gestor contrate por um sistema de automação, certo? Em seu negócio, por exemplo, quais recursos e ferramentas não poderiam ficar de fora deste programa? Não se esqueça de nos contar através dos comentários ao término do artigo!

Mas, antes, confira quais são alguns dos principais benefícios!

Redução dos custos

Toda empresa busca de modo contínuo pela redução dos custos de sua operação. Este aperfeiçoamento constante deve-se, em partes, à necessidade de oferecer valores mais competitivos para os consumidores finais. Ou ainda, buscando pelo congelamento dos preços dos produtos e dos serviços em tempos de crise.

  6 top aplicativos para ler código QR no smartphone com Android e iPhone

Seja qual for o motivo pela redução de custos que sua empresa tem buscado, vale citar que a automação comercial é uma importante aliada para uma concretização deste objetivo.

Por otimizar processos e fiscalizar erros, as organizações que já possuem estes sistemas instalados conseguem reter custos, antes utilizados desnecessariamente, diminuindo o número de retrabalhos e o desperdício de mão de obra e materiais.

Aperfeiçoamento logístico

Muito se é gasto com o processo logístico da empresa, tanto internamente  quanto externamente. Isso se deve aos inúmeros equívocos a que estes funcionamentos estão ligados.

A automação empresarial atua diretamente nas estratégias que proporcionam melhorias efetivas dos processos operacionais intimamente ligados aos sistemas de armazenagem e movimentação de estoque.

Com mais controle e agilidade logística a empresa ganha desde que recebe os pedidos até a entrega, de fato, do que lhe foi solicitado, sendo que o acompanhamento dos produtos é constante e exato, permitindo uma posterior análise e aperfeiçoamento dos processos que foram ali utilizados.

Gestão de ativos

A gestão de ativos, conhecida também como gestão patrimonial, é essencial para todo e qualquer negócio que quer ter segurança e estabilidade no mundo empresarial.

Parte extremamente burocrática dentro da empresa, através dos mecanismos de automação comercial é muito fácil “visualizar” todo este controle, que consiste num levantamento, e consequente acompanhamento, de todo o físico e financeiro da organização.

A gestão de ativos permite que as decisões estratégicas sejam tomadas sob a base de dados concretos. Resultando assim em pouquíssimas chances de desvios ou erros.

Acompanhamento de performance

Controlar e acompanhar as equipes de trabalho, bem como cada um dos setores da empresa. Está aqui, uma das formas mais eficientes de melhorar e ampliar resultados. Um eficiente sistema de automação comercial é potencialmente capaz de contribuir com isto.

Os relatórios de performance disponibilizados pelo sistema são aliados importantíssimos para a administração do negócio. Estes relatórios ajudam os gestores na determinação do que está certo dentro da empresa e o que pode, e precisa, ser melhorado nela.

Estes acompanhamentos podem ser feitos de várias formas e perspectivas, prezando sempre, pelo modelo que melhor se adequa às necessidades específicas da empresa.

  6 tendências que impactam o atendimento ao cliente em 2017

De modo geral, sua importância se deve ao maior controle e previsão de resultados. O fato de ser feito de modo informatizado também contribui com a facilidade e dinamismo da apresentação do que foi averiguado.

Apuração de impostos

Outro benefício muito importante está relacionado ao planejamento tributário da empresa. Os softwares desenvolvidos atualmente para este fim comportam impressora fiscal de PDV. Isto garante maior segurança na hora de apurar os tributos devidos ao fisco.

Afinal, ninguém quer correr o risco de entrar em atrito com o leão, não é mesmo?

O cupom fiscal pode, desta forma, ser integrado ao sistema de automação. Contribuindo para que todas as informações cheguem aos órgãos devidos com maior eficiência.

Gestão de vendas

A aplicação da automação empresarial no setor comercial da empresa, contribui com uma perceptível redução de perda de vendas. Isto porque, através desta utilização, é possível, averiguar qual a lucratividade do produto, possibilitando ações promocionais de última hora, por exemplo.

Através desta função é possível avaliar, sempre em tempo real, o giro dos produtos e das mercadorias bem como o desempenho individual ou da equipe de vendedores.

A gestão de vendas é a base do negócio de qualquer organização, pois toda empresa é criada para satisfazer ao desejo de um cliente.

Seja, portanto, a fome – para os negócios do ramo alimentício – a vestimenta – para empresas do setor têxtil – ou para qualquer outra necessidade humana, o início da relação empresa x cliente começa, evidentemente, no momento da venda.

Gerenciamento do relacionamento com os clientes

Tão importante quanto o item anterior, o gerenciamento da relação com o consumidor é fator determinante para que uma empresa se mantenha ativa no mercado. Afinal, o cliente tornou-se mais criterioso, tem pesquisado mais antes de comprar ou fechar contratações e, com isso, tem buscado por melhores preços e vantagens.

E, mais: Tudo isso à sombra de um atendimento personalizado e de muita qualidade. Algo que a automação comercial tem ajudado aos gestores. Através de um completo software, é possível administrar práticas que priorizem estes relacionamentos, trazendo o cliente para mais próximo da organização.

Com a automação comercial a empresa pode, ainda, trabalhar com recursos que vão desde: Envio automático de e-mails, como no aniversário do cliente, até a identificação daqueles que mais gastaram e contribuíram com o faturamento da empresa, recompensando-os. Vale ressaltar que essas práticas devem ter por objetivo a fidelização do consumidor.

  Solução empresarial em tecnologia? Procurando empresas de TI?

E-commerce

Fundamentalmente falando, negócios que já atuam via internet – no mundo e-commerce – devem, quase que obrigatoriamente, saber o tamanho do impacto positivo que a automação comercial tem para as empresas, de modo geral.

Vender pela internet requer um prévio conhecimento deste tipo de software. Haja vista que o procedimento, geralmente, realiza-se em etapas, veja:

  • Primeiro é necessário que uma avaliação de crédito seja feita;
  • Depois disso, vem o faturamento seguido da conferência e reserva do produto que foi adquirido pelo cliente online;
  • A finalização do procedimento acontece com a emissão do Cupom Fiscal e envio da mercadoria.

Sem a automatização destes processos, tudo levaria horas e sabemos que quem faz uma compra no e-commerce espera seu produto para ontem!

Além disso, outras práticas, como as de marketing digital, acontecem de modo mais eficiente e certeiro com uma correta utilização deste tipo de software.

Como implantar um sistema de automação comercial?

automacao-comercial-3

A implementação do sistema de automação comercial pode ser complexa. Varia sempre de acordo com o tamanho da empresa e com sua quantidade de tarefas.

É importantíssimo ressaltar, mais uma vez, que cada sistema deve ser pensado com exclusividade para o negócio em que será instalado. Fuja de modelos padronizados, combinado?

Antes de partir, de fato, para a implementação, é necessário ter bem estabelecido os objetivos do programa. Bem como todos os processos devem estar elencados para uma correta aplicação dos recursos.

Atenção: É mais complicado reformular o sistema de automação comercial após sua implementação do que adaptá-lo previamente para o suprimento de todas as necessidades da empresa. Sendo assim, quanto ao estabelecimento das definições, procure sempre prever os próximos passos da empresa. Desta forma, consequentemente a automação comercial já estará adaptada a esta possível expansão.

As etapas desta implementação são, basicamente:

  • Definição de um responsável pelo projeto;
  • Descrição operacional de cada etapa;
  • Levantamento e análise de todas as necessidades;
  • Definição dos recursos despendidos com hardware e software;
  • Treinamento dos usuários – colaboradores;
  • Implantação e acompanhamento contínuo – com uso de manutenção e suporte.

Gostou das informações aqui compartilhadas? Saiba que é possível encontrar fornecedores de automação comercial em nosso Guia! Mas, antes de ir, não se esqueça de compartilhar o conteúdo com seus colegas e sócios!

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Automação
Comentários estão fechados.