Por EPSON do BRASIL

INTRODUÇÃO

Na indústria de impressão, sustentabilidade e cor representam o futuro. Para endereçar as duas tendências, inovação é fundamental. Desenvolver novas tecnologias, processos e produtos que atendam a esse novo cenário e consumidores é um dos principais objetivos de negócio da Epson.

Sustentabilidade é fundamental quando falamos de empresas de TI, já que os dispositivos eletrônicos são responsáveis por 2% das emissões de gás carbônico no mundo de acordo com a Gartner. Os indicadores de sustentabilidade empresarial são essenciais aos negócios, já que atrelam a performance financeira das empresas listadas na BM&FBOVESPA ao cumprimento de requisitos de sustentabilidade. Os consumidores também se tornaram mais exigentes na questão de adquirir equipamentos eletrônicos sustentáveis e de empresas que tenham responsabilidade social clara e bem definida.

Por isso, no mercado de impressão corporativa, falar de impressão colorida tem sido grande desafio. Apesar da importância das cores como ferramenta que ajudam a aumentar a atenção, a impressão colorida quase não é usada por conta do custo por página.

Nesse cenário, a Epson fez uma grande aposta para oferecer o diferencial da impressão colorida para escritórios, criando a sua nova linha WorkForce Pro – que utiliza mesma tecnologia de ponta aplicada em mercados industriais, as cabeças de impressão PrecisionCore. A WorkForce Pro garante até 75.000 impressões¹ sem parada para substituição de insumos e proporciona até 80% de redução de consumo de energia que as impressoras a laser². Uma revolução para o mercado corporativo focando 100% na sustentabilidade e redução de recursos.

TI VERDE É UMA PALAVRA DE ORDEM

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Epson durante o CeBIT 2016, o maior evento europeu de tecnologia, 89% dos profissionais de TI afirmaram que a sustentabilidade se tornou mais importante na tomada de decisões pela compra de equipamentos de TI, e 51% afirmaram que a sustentabilidade tem um papel fundamental quando se trata de fazer um upgrade na tecnologia do ambiente de trabalho.

“89% dos Profissionais de TI afirmaram que a sustentabilidade se tornou mais importante na tomada de decisões pela compra de equipamentos.” – Segundo pesquisa da Epson na CeBIT 2016

Esses resultados corroboram para reforçar como o conceito de sustentabilidade, criado há quase três décadas, vem-se consolidando. Os consumidores passaram a exigir cada vez mais ética e responsabilidade social das empresas.

O surgimento de indicadores como o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que atrela a performance financeira das empresas listadas na BM&FBOVESPA ao cumprimento de requisitos de sustentabilidade, evidencia a preocupação com a reputação das organizações e o quanto o desenvolvimento sustentável tem sido um assunto constante na agenda de investidores, CEOs e CIOs.

A importância da sustentabilidade para os negócios resultou num destaque para a Tecnologia de Informação Verde, cujo objetivo é reduzir os impactos ambientais resultantes do uso de tecnologia por meio da melhor gestão dos recursos. Afinal, os equipamentos de informática são responsáveis por 2% das emissões de gás carbônico no mundo, o que equivale à quantidade emitida pela indústria aeronáutica, de acordo com um estudo da Gartner publicado em 2007.

A Gartner sugere algumas práticas para reverter as emissões de carbono: alinhar times de TI com equipes de instalações corporativas; estabelecer modelos financeiros de custos com energia para entender onde está o maior consumo; estabelecer um grupo de experts em TI Verde, que será responsável por endereçar os assuntos relacionados a sustentabilidade e influenciar a tomada de decisões, tais como a escolha do servidor; avaliar futuras tecnologias; e desenvolver um programa de aquisição verde.

É importante endereçar uma abordagem holística para a TI Verde. Murugesan sugere quatro caminhos:

  • Design: criar produtos eco amigáveis e que consomem energia mais eficientemente, com escolha de matérias-primas menos tóxicas;
  • Manufatura: fabricar componentes e equipamentos eletrônicos com menor impacto ambiental possível;
  • Uso: reduzir o consumo de energia durante o uso;
  • Descarte: renovar, reutilizar e reciclar equipamentos eletrônicos.

O autor também ressalta a importância de as organizações desenvolverem uma estratégia de TI Verde com políticas, objetivos, planos de ação e cronogramas. Isso pode ser realizado por meio de três abordagens ou de sua combinação:

  • Incremental: preserva-se a estrutura de TI, incorporando políticas e medidas simples, de retorno imediato, como a manutenção de uma temperatura ideal das salas para reduzir consumo de energia;
  • Estratégica: uma auditoria analisa a estrutura de TI e desenvolve um plano com ações para “esverdear”, como a comparação de tecnologias existentes com novas, a fim de optar pela substituição por equipamentos mais eficientes;
  • Profunda: criação de uma estratégia com compensação de carbono, como plantio de árvores e uso de energia limpa.

 OS BENEFÍCIOS DA IMPRESSÃO COLORIDA

As cores têm uma grande importância em como percebemos o mundo com a visão, e como o cérebro as transforma em sensações. De acordo com uma pesquisa conduzida pela Seoul International Color Expo, 92,6% dos respondentes afirmaram que fatores visuais são o que mais os influenciam no momento de compra, e 84,7% disseram que, dentre todos os fatores visuais que influenciam a escolha de uma marca, a cor é a mais importante. Além disso, a cor aumenta o reconhecimento de marca em 80% pois é a primeira coisa que um consumidor vê num logotipo, segundo um estudo da University of Loyola, Maryland. [MORTON]

De acordo com Wichmann, Sharpe e Gegenfurtner, a cor é uma ferramenta que ajuda a aumentar a atenção. Enquanto uma imagem preto-e-branco pode sustentar interesse por menos de 2/3 de segundo, uma imagem colorida segura a atenção por mais de 2 segundos. Por isso, as cores em documentos podem ser usadas para enfatizar uma informação, como a data de vencimento de uma fatura. Notas fiscais contendo texto em vermelho são pagas 20% mais rapidamente do que as monocromáticas. Quando falamos em livros e documentos impressos, as cores aumentam o índice de leitura em 40%, o aprendizado de 55% para 78% e a compreensão em 73% [MORTON].

Notas fiscais contendo texto em vermelho são pagas 20% mais rapidamente do que as monocromáticas.

Levando-se esses pontos em consideração, podemos concluir que o uso das cores em documentos impressos possibilita:

  • Reconhecer rapidamente a sua marca;
  • Atrair a atenção e direcionar a leitura;
  • Aumentar a legibilidade e a qualidade da informação;
  • Facilitar a compreensão;
  • Enfatizar uma informação crítica;
  • Reduzir a ocorrência de erros;
  • Reproduzir imagens com qualidade;
  • Melhorar a lembrança da informação.

Se há tantos benefícios com o uso da cor, por que as equipes corporativas ainda imprimem gráficos de market share, notas fiscais com logotipo e documentos e apresentações importantes em preto-e-branco?

  Por que terceirizar tecnologia na empresa? Descubra agora!

Em termos de hardware, as tecnologias das últimas décadas possibilitaram o barateamento dos equipamentos de impressão em cores, além de aumentar a velocidade, a um nível similar à velocidade de impressão monocromática. Dessa forma, não se sacrifica a produtividade e velocidade na impressão de documentos coloridos.

Ainda assim, a impressão colorida não é tão usada no mercado corporativo. A razão é o custo por página. Muitas vezes o custo de impressão de uma página colorida é mais alto que a monocromática, pois requer pelo menos quatro toners ou cartuchos em vez de apenas um. Além disso, o preço do toner colorido costuma ser mais alto que o consumível na cor preta. Preocupadas com seus custos caso todos seus funcionários imprimissem indiscriminadamente em cores, as empresas optam por limitar ou erradicar as impressões coloridas.

Novas tecnologias têm endereçado a redução dos custos de impressão colorida. Em mercados maduros, a impressão colorida vem aumentando nos últimos anos. Segundo dados de 2015 da IDC, as impressões corporativas em cores no Japão representam 46%, na Europa Ocidental 34%, nos Estados Unidos, 29% e no Canadá 24%. Enquanto isso, as impressões coloridas na América Latina representam apenas 10%, atrás inclusive do Oriente Médio e da Ásia.

TECNOLOGIA EPSON RESGATA COR COM CUSTO-BENEFÍCIO E SUSTENTABILIDADE

Embora o mercado corporativo seja majoritariamente laser e monocromático, a Epson fez uma grande aposta para oferecer o diferencial da impressão colorida para escritórios. Por muito tempo, a impressão colorida foi encarada como um supérfluo corporativo, por conta do custo. Porém anos de pesquisa e desenvolvimento garantiram a vantagem necessária para que a fabricante trouxesse ao mercado produtos com melhor custo-benefício para o cliente.

Uma das empresas que mais desenvolve patentes no mundo, a Epson combinou tecnologias de seu portfólio para criar uma nova linha de produtos que mira o mercado corporativo e outsourcing de impressão. Uma das principais novidades é a competitividade da impressão colorida nos produtos WorkForce Pro, que chegam ao mercado para desmitificar a visão de que impressão colorida é cara.

A fim de iniciar uma revolução de custo e produtividade, a linha inova ao trazer pela primeira vez para uma impressora de escritório a mesma tecnologia de ponta que já é aplicada pela companhia em seus mercados industriais, as cabeças de impressão PrecisionCore, e um sistema de bolsas de tintas de alta durabilidade.

“A linha WorkForce Pro foi criada para oferecer uma experiência mais eficiente, autônoma e com custos reduzidos às empresas. A Epson decidiu incorporar tecnologias de alta produtividade já experimentadas em diferentes mercados, oferecendo mais valor ao segmento de impressão corporativa”, comenta Ewerson Matos, diretor de negócios, Epson do Brasil.

Os novos equipamentos são baseados em três pilares: Autonomia, com insumos que produzem até 75 mil páginas e com baixa frequência de manutenção; Economia, no consumo de energia e no custo de impressão por página; e Tecnologia exclusiva de cabeças de impressão PrecisionCore.

Todos os produtos são compatíveis com os principais softwares de gerenciamento de impressão disponíveis no mercado, proporcionando mais flexibilidade para o cliente final. “Essa linha chegou ao mercado para eliminar as principais dificuldades da impressão profissional: perda de tempo, custos adicionais com suporte, baixa produtividade e impacto ambiental”, completa Matos.

TECNOLOGIA PRECISIONCORE

A tecnologia de cabeça de impressão PrecisionCore é o resultado de 10 anos de pesquisa e mais de US$ 300 milhões de investimentos, numa fusão dos conhecimentos da empresa na fabricação de MEMS (Sistemas micro eletromecânicos) com os avanços na ciência de materiais. PrecisionCore proporciona melhorias incríveis em termos de velocidade, qualidade, confiabilidade e eficiência. É a mais avançada tecnologia de microeletrônica disponível no mercado de impressoras industriais e de larga escala, uma evolução da atual tecnologia Thin Film Piezo (TFP), capaz de depositar gotas perfeitamente redondas com precisão e velocidade. Cada elemento piezo é capaz de disparar quase 50.000 vezes por segundo.

  • Qualidade: Maior precisão de pontos garante alta resolução e é especialmente importante para criar texto e linhas nítidas. Até as mais finas linhas são impressas com precisão;
  • Velocidade: Os chips de impressão da PrecisionCore de alta resolução são uma das mais rápidas tecnologias de impressão da Epson;
  • Confiabilidade: Tem a capacidade de autodiagnosticar quase instantaneamente seu estado de funcionamento;
  • Escalabilidade: Possibilita utilizar os mesmos chips de impressão em produtos que vão desde os sistemas industriais, como as impressoras de grande formato, até as impressoras de escritório.
  • Flexibilidade de tintas e mídias: Possui fórmulas de tinta mais coloridas e resistentes, que contêm concentrações mais elevadas de corantes e aglutinantes do que outros sistemas e também permite imprimir numa gama muito maior de mídias, desde cartões e transparências até papéis glossy e etiquetas à prova d’água.

A combinação do sistema de tintas com a tecnologia PrecisionCore permite utilizar as fórmulas avançadas de tinta, otimizadas para uso corporativo e que oferecem documentos duradouros e resistentes às manchas, à água e à descoloração.

Tintas à base de água, usadas em impressoras concorrentes, não são resistentes. Por sua vez, as tintas Epson DURABrite Ultra e DURABrite Pro utilizam pigmentos insolúveis em água fixados por resina, o que melhora a qualidade das impressões, que são resistentes a marcadores de texto e com cores mais vivas. Além disso, são reduzidas a formação de fantasmas no verso do papel e a contração da folha impressa.

BENEFÍCIOS DO SISTEMA DE BOLSAS DE TINTA RIPS

Para sua linha corporativa, a Epson desenvolveu o exclusivo sistema RIPS (do inglês, Replaceable Ink Pack System), que usa quatro bolsas de tinta de alto rendimento e de fácil reposição e garante até 75.000 impressões sem parada para substituição de insumos¹.

O sistema promove a economia de tempo, pois reduz o tempo de inatividade resultante das interrupções para substituição dos consumíveis e o tempo dedicado pelo suporte de TI para a correção de erros dos usuários, como a instalação incorreta dos suprimentos.

Assim, pode-se reduzir o custo do desperdício de tempo, utilizar mais eficientemente os recursos de TI e otimizar a gestão de estoques de consumíveis.

PRÊMIOS INTERNACIONAIS BLI PICK AWARDS

Em 2015, o Buyers Laboratory LLC (BLI), líder no fornecimento independente do mundo de serviços de informação e de testes analíticos para a indústria de imagens de documentos, reconheceu o sistema de bolsas de tinta RIPS com o prêmio BLI Pick Awards Excelência em Inovação. “O inovador sistema de bolsas de tinta oferece uma surpreendente facilidade de manutenção, menor geração de resíduos e rendimentos excepcionalmente altos”, afirmou Martin Soane, Gerente de Laboratório da BLI.

“O inovador sistema de bolsas de tinta oferece uma surpreendente facilidade de manutenção, menor geração de resíduos e rendimentos excepcionalmente altos.” – Martin Soane, Gerente de Laboratório da BLI

Alguns modelos da linha WorkForce Pro também foram reconhecidos com o prêmio BLI Pick Awards, que escolheu os produtos entre cinco fabricantes que tiveram melhor desempenho em um amplo conjunto de testes de laboratório em seis meses:

  • WorkForce Pro WF-R8590. Multifuncional corporativa A3 com volume médio a alto – Excelente. Escolhida pelo alto rendimento de tinta do sistema RIPS, melhor tecnologia de tinta, pouca geração de resíduos e baixo consumo de energia, ao mesmo tempo em que tem suporte a papel A3 e menor custo de propriedade que os modelos a laser. Pick Awards Verão 2015 (agosto, 2015).
  • WorkForce Pro WF-6590 (Multifuncional corporativa Excelente) e WorkForce Pro WF-6090 (Impressora corporativa Excelente). Escolhidas por utilizarem cartuchos de alto rendimento que não precisam ser trocados com tanta frequência quanto produtos concorrentes, o que resulta em baixo custo total de propriedade, baixas taxas de intervenção e redução de resíduos, proporcionando aos clientes economia de tempo e dinheiro. Pick Awards Inverno 2016 (janeiro, 2016).
  Guia definitivo de tecnologia para pequenas e médias empresas

IMPRESSÃO COLORIDA COM SUSTENTABILIDADE

A Epson é uma empresa que desenvolve tecnologias eficientes, compactas e precisas que reduzem o impacto ambiental de seus produtos e serviços, de acordo com o plano de Visão Ambiental 2050. A empresa é comprometida em considerar e reduzir os impactos ambientais em todo o ciclo de vida do produto, desde a sua concepção, passando pela escolha de matérias-primas, processo produtivo, logística, uso e reciclagem.

As impressoras e multifuncionais WorkForce Pro adequam-se às estratégias de TI Verde das organizações pois possibilitam economizar muitos recursos, desde o consumo de energia, até o descarte de consumíveis, sem abrir mão dos benefícios que documentos coloridos proporcionam no dia-a-dia corporativo.

Redução no consumo de energia:

As impressoras a laser usam uma fonte de luz para criar uma imagem em um fotorreceptor com carga negativa. As áreas expostas à luz perdem sua carga elétrica, atraindo toner, que dessa forma é transferido ao papel e fundido a ele com calor e pressão. Suas fusoras são mantidas a cerca de 180oC, o que representa aproximadamente 65% do seu consumo de energia em modo ativo. A linha WorkForce Pro não utiliza fusoras nem reveladores, proporcionando até 80% de redução de consumo de energia que as impressoras a laser².

Para identificar os ganhos de energia e também a economia aproximada em reais (R$), pode-se fazer um cálculo simples: consumo em kWh do equipamento (Typical Energy Consumption divulgado pelo fabricante) x 3 horas (média diária de funcionamento) x 22 dias úteis x 12 meses x Preço do kWh. O consumo individual multiplicado pela quantidade do parque de impressoras a longo prazo, evidencia ainda mais a redução nos custos. Apresentamos alguns exemplos na tabela abaixo.

 

Multifuncional A4WorkForce Pro

WF-R5690

Fabricante Laser 1Fabricante Laser 2
Typical Energy Comsumption0,505 kWh1,35 kWh3,47 kWh
Consumo Energia Anual por equipamento399,96 kWh1.069,2 kWh2.748,24 kWh
 

São Paulo – Concessionária Eletropaulo – R$ 0,404/kWh

Custo Energia Anual por equipamentoR$ 161,58R$ 431,96R$ 1.110,29
Custo Energia Anual x 10 equipamentosR$ 1.615,84R$ 4.319,57R$ 11.102,89
Custo Energia 10 equip. em 3 anosR$ 4.847,52R$ 12.958,70R$ 33.308,67
 

Rio de Janeiro – Concessionária Light – R$ 0,544/kWh

Custo Energia Anual por equipamentoR$ 217,58R$ 581,64R$ 1.495,04
Custo Energia Anual x 10 equipamentosR$ 2.175,78R$ 5.816,45R$ 14.950,43
Custo Energia 10 equip. em 3 anosR$ 6.527,34R$ 17.449,35R$ 44.851,28
 

Goiás – Concessionária Chesp – R$ 0,582/kWh

Custo Energia Anual por equipamentoR$ 232,78R$ 622,27R$ 1.599,48
Custo Energia Anual x 10 equipamentosR$ 2.327,77R$ 6.222,74R$ 15.994,76
Custo Energia 10 equip. em 3 anosR$ 6.983,30R$ 18.688,23R$ 47.984,27
 

Pernambuco – Concessionária Celpe – R$ 0,441/kWh

Custo Energia Anual por equipamentoR$ 176,38R$ 471,52R$ 1.211,97
Custo Energia Anual x 10 equipamentosR$ 1.763,82R$ 4.715,17R$ 12.119,74
Custo Energia 10 equip. em 3 anosR$ 5.291,47R$ 14.145,52R$ 36.359,22

Fonte: Custos estimados conforme tarifas consultadas no site da ANEEL em set/2016. TEC (Typical Energy Consumption) informado pelos fabricantes no catálogo do produto. O consumo real de energia pode variar conforme o uso.

Em Goiás, por exemplo, um dos estados com energia mais cara no Brasil, pode-se chegar a uma economia de R$ 41.000,00 em 3 anos, considerando-se um parque de 10 multifuncionais. São economizados cerca de 7.045 kWh nesse período.

 

Redução no impacto ambiental da logística:

Menor quantidade de insumos significa menos logística e resulta em uma economia nas emissões de carbono.

 

Redução no descarte:

Quatro unidades de abastecimento de tinta correspondem a até 75.000 páginas impressas. Quantos consumíveis de outros equipamentos seriam necessários para imprimir a mesma quantidade de páginas? Imagine a montanha de toners, fotocondutores, tambores e embalagens? Não há comparação.

Além disso, a Epson implantou o Programa de Coleta de equipamentos obsoletos e suprimentos, que proporciona um destino ambientalmente correto a estes produtos. A base do Programa de Coleta são os Centros de Serviço Autorizado Epson, mais de 130 lojas em todo o Brasil. Dessa forma, trabalhamos sempre em conjunto: a Epson se compromete a entregar produtos inovadores focados na sustentabilidade e os clientes retornam o produto para descarte, fechando um ciclo sustentável.

A impressão colorida ficou acessível

A linha WorkForce Pro chega para reinventar o modelo de negócio de impressão corporativa com o sistema de bolsas RIPS, que oferecem baixíssimo custo de impressão por página, com redução de aproximadamente 40% comparado à tecnologia laser a cores.

CASO DE SUCESSO

No dia 18 de abril 2016, os Estados-Membros da União Europeia foram encarregados de aplicar a nova diretriz relativa a compras e contratos públicos. Esta legislação incentiva as empresas a se adaptarem a um local de trabalho mais sustentável.

Dentre os países europeus, a Alemanha se destaca por ter a TI mais verde. Ao longo dos anos, as empresas alemãs foram colocadas sob pressão política para minimizar significativamente seu impacto ecológico. O governo implantou uma forte consciência do impacto positivo que os contratos e aquisições verdes podem ter na sustentabilidade, além de praticar preços elevados de energia.

Além disso, a Alemanha é um dos países a aplicar voluntariamente o projeto GPP 2020, um programa de Compras Públicas Ecológicas da União Europeia que foca na implementação de procedimentos de compras a fim de aumentar a eficiência energética em 20% até 2020. Os órgãos alemães Ministério da Justiça da Baixa Saxônia e o Escritório Nacional de Impostos da Bavaria são dois que escolheram mudar o parque de impressoras e multifuncionais para Epson WorkForce Pro a fim de atender aos requerimentos governamentais de consumo de energia.

CONCLUSÃO

A Epson fez uma grande aposta para oferecer o diferencial da impressão colorida para escritórios focando em sustentabilidade e redução de recursos.

Com inovação, a impressão colorida ficou acessível. A linha WorkForce Pro chegou para reinventar o modelo de negócio de impressão corporativa. Utilizando tecnologia PrecisionCore e o sistema de bolsas de tintas, que garante até 75.000 impressões sem parada para substituição de insumos, o custo de impressão a cores diminui até 40%.

Além de ser mais sustentável, pois proporciona redução de consumo de energia em até 80% e redução no descarte, a WorkForce Pro é a solução ideal para empresas focadas em TI Verde que não abrem mão da qualidade e produtividade.

SOBRE A EPSON

A Epson do Brasil é subsidiária do grupo japonês Seiko-Epson Corporation, líder mundial em produtos de imagem e alta precisão. O grupo possui mais de 75 mil colaboradores em 97 empresas localizadas em todo o mundo. Por conta de suas tecnologias proprietárias, mundialmente, está entre as 10 companhias que mais registram patentes.

No Brasil, a Epson iniciou suas operações em 1982, em 1997 inaugurou sua fábrica em Barueri (Grande São Paulo), ocupando uma área de 19 mil m², certificada internacionalmente pela ISO 14001 e em 2014 ampliou a produção de produtos no Brasil, instalando uma fábrica no Polo Industrial de Manaus.

Pioneira no desenvolvimento de impressoras tanque de tinta comercializadas sob a marca EcoTank; a subsidiária brasileira tem como estratégia fortalecer também sua atuação no mercado B2B, por meio de seus produtos profissionais, entre eles, vídeo projetores, impressoras de grande formato, scanners, rotuladoras, mini impressoras para automação comercial e robôs para automação industrial, além de projetos especiais para aeroportos e área têxtil.

Mais informações: www.epson.com.br

Mais informações sobre os produtos WorkForce Pro: www.epson.com.br/workforce-pro

NOTAS

  1. Uma bolsa de tinta preta R24X imprime até 75.000 páginas. As bolsas de tinta de cores R24X imprimem em média até 75.000 páginas. O número exato de páginas pode variar. Os rendimentos das bolsas de tinta estão baseados em testes conforme os padrões ISO/IEC 24712 com a metodologia da Epson em modo predeterminado e impressão contínua. Os rendimentos poderiam variar signi­cativamente por motivos tais como: as imagens impressas, as confi­gurações de impressão, a temperatura e a umidade. O rendimento poderia ser menor ao imprimir com pouca frequência ou predominantemente com uma cor de tinta. Todas as cores de tinta são utilizadas para impressão e manutenção da impressora. Parte da tinta das bolsas de tinta inclusas se utiliza para a inicialização da impressora, e ­usa uma quantidade variável de tinta dentro da bolsa de tinta após ativar o sinal de “substituir bolsa de tinta”.
  2. A economia de energia é comparada com as impressoras e multifuncionais laser coloridas de maior venda com preços de até R$ 15.000 reais, em dezembro de 2015, baseada na especi­ficação de voltagem de operação do fabricante. A economia de energia exata irá variar dependendo do uso do produto.

 

BIBLIOGRAFIA

BUYERS LABORATORY LLC. “Best of the Best” Color Printers and Printer MFPs Honored with BLI Pick Awards Summer 2015. 05 ago. 2015. [On-line] Acessado em: 28 out. 2016. Disponível: https://www.buyerslab.com/News/Awards/Summer-2015/Best-of-the-Best-Color-Printers-and-Printer-MFPs

BUYERS LABORATORY LLC. Exceptional Color Printers and MFPs Honored with BLI Pick Awards Winter 2016. 28 jan. 2016. [On-line] Acessado em: 28 out. 2016. Disponível: https://www.buyerslab.com/News/Awards/Winter-2016/Color-Printers-and-MFPs-Honored-with-BLI-Picks

EPSON. Eco-sustainability and IT Purchasing. 05 jul. 2016. [On-Line]. Acessado em: 29 nov. 2016. Disponível: https://www.epson.co.uk/insights/article/5044

EPSON. Germany’s ‘green’ IT. 01 ago. 2016. [On-Line]. Acessado em: 29 nov. 2016. Disponível: https://www.epson.co.uk/insights/article/5031

FERREIRA, Simone Bacellar Leal, LEITE, Júlio Cesar Sampaio do Prado & MACHADO, Maria Augusta Soares. O Uso Adequado da Cor de Modo a Melhorar a Eficácia das Interfaces dos Sistemas de Informação. [On-line] Acessado em: 28 out. 2016. Disponível: https://www.inf.utfsm.cl/~mcriff/OPTIMA-2003/ac05.doc

FRIO, Ricardo Saraiva, LUNARDI, Guilherme Lerch & SIMÕES, Renata. TI Verde: uma análise dos principais benefícios e práticas utilizadas pelas organizações. REAd. Revista eletrônica de Administração. (Porto Alegre) vol.20 no.1 Porto Alegre Jan./Apr. 2014. [On-line] Acessado em: 28 out. 2016. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112014000100001

GARTNER. Gartner Says Data Centres Account for 23% of Global ICT CO2 Emissions. 11 oct 2007. [On-line]. Acessado em: 28 out. 2016. Disponível: http://www.gartner.com/newsroom/id/530912

IDC, WorldWide Quartely Hardcopy Tracker 4Q2015.

ISE. O que é o ISE. [On-line] Acessado em: 28 out. 2016. Disponível:  http://isebvmf.com.br/?r=site/conteudo&id=1

JUDD, J. Wesley. Just How important is color? The Week, 4 de abril 2015. [On-line] Acessado em: 28 out. 2016. Disponível: http://theweek.com/articles/547323/just-how-important-color

JULLIAN, Rafael. TI Sustentável: conceito, soluções e consequências. 22 out. 2013. [On-line] Acessado em: 28 out. 2016. Disponível: http://www.devmedia.com.br/ti-sustentavel-conceito-solucoes-e-consequencias/29394

MORTON, Jill. Why Color Matters. Colorcom. [On-line] Acessado em: 28 out. 2016. Disponível: http://www.colorcom.com/research/why-color-matters

MURUGESAN, Sam. Harnessing green IT: Principles and practices. IT Professional, v. 10, n. 1, Jan-Fev 2008, p. 24-33. [On-line] Acessado: 28 out. 2016. Disponível: http://www.pitt.edu/~dtipper/2011/GreenPaper.pdf

WICHMANN, Felix A., SHARPE, Lindsay T. & GEGENFURTNER, Karl R. The Contributions of Color to Recognition Memory for Natural Scenes. Journal of Experimental Psychology: Learning, Memory, and Cognition 2002, Vol. 28, No. 3, 509–520. [On-line] Acessado: 28 out. 2016. Disponível: http://www.kyb.mpg.de/fileadmin/user_upload/files/publications/pdfs/pdf1136.pdf

>>Gostou deste artigo? Clique aqui e baixe gratuitamente no formato de e-Book!<<

 

Procurando um fornecedor de outsourcing de impressão, que comercializa a melhor linha de impressoras profissionais do mercado? Clique aqui e receba o contato de um parceiro EPSON.

Tem interesse em tornar-se um parceiro Epson para o mercado de outsourcing de impressão? Clique aqui e saiba mais.

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em TI
Comentários estão fechados.