Há um ditado muito comum em nosso meio que diz que não é possível reinventar a roda. Será mesmo? Quando falamos em Google, essa máxima pode não ser tão verdadeira assim, pois ele, mais uma vez, nos surpreende com uma tecnologia bastante inovadora denominada AMP Google.

Você já ouviu falar algo sobre essa nova ferramenta e qual a importância dessa solução tecnológica para a projeção de um negócio? Se ainda não, agora terá a oportunidade, pois daremos todas as informações que você precisa saber sobre o AMP Google neste post.

Talvez essa seja a grande chance que estava buscando para o ajudar a otimizar melhor seu site. Essa tecnologia poderá fazer toda a diferença para que você melhore, de forma geral, os resultados de sua empresa.

Com certeza, é isso que você está buscando, não é mesmo? Então fique de olho no que vem a seguir e boa leitura!

O que é AMP Google?

Não é de surpreender que um dos maiores mecanismos de busca do mundo seja o responsável por inventar mais uma ferramenta capaz de melhorar de forma surpreendente a usabilidade dos sites e a experiência dos seus usuários.

Você deve estar se perguntando: Como assim? Afinal, o que esse tal de AMP Google faz e por que é tão importante para o meu site? Bem, vamos te explicar agora mesmo a funcionalidade dessa tecnologia. Vamos lá?

AMP é uma sigla que significa Accelerated Mobile Pages. Só pelo nome já deu para ter uma ideia do que ele faz, não é? Pois é isso mesmo que deve estar pensando: o AMP Google é capaz de acelerar a velocidade de carregamento de qualquer dispositivo móvel.

Tal tecnologia é um projeto que possui código aberto, ajudando assim os donos de sites a criarem conteúdos mais otimizados para serem carregados praticamente de forma instantânea via mobile.

  Criar aplicativo - dicas essenciais para quem está iniciando

O propósito é que qualquer página da web com anúncios possa ter conteúdos mais ricos, como vídeos, gráficos, animações e, ainda assim, ser carregado instantaneamente.

Segundo o próprio Google, o desejo deles é que o código possa funcionar em várias plataformas e dispositivos, de forma que os conteúdos possam ser visualizados rapidamente, independente do meio utilizado. 

O gerente de produto do AMP da Google, Rudy Galfi, disse que o tempo médio esperado para o carregamento de qualquer conteúdo que possua o código AMP é de 0,7 segundos. O que é uma velocidade fantástica, visto que, hoje, o tempo médio de carregamento de qualquer página sem essa codificação é de até 22 segundos: uma eternidade para usuários cada vez mais ávidos por velocidade.

Essa tecnologia também reúne outras empresas envolvidas no ramo tecnológico, como o Twitter, Pinterest e LinkedIn.

Quais as principais vantagens em adotar a tecnologia AMP Google?

O AMP Google foi muito bem recebido pelo mercado, inclusive grandes empresas como o New York Times, Whashington Post, Vox Media, Guardian, Telegraph entre outras já estão apoiando a utilização dessa tecnologia em seus sites.

Mas, o AMP Google não é um privilégio apenas para sites grandes e famosos, hoje, empresas de qualquer porte pode instalá-lo e obter as mesmas vantagens.

Vejamos então alguns benefícios que a codificação AMP pode trazer para o seu site?

Aumento da conversão para o site

Como já foi dito, o AMP Google, Accelerated Mobile Pages (Páginas Móveis Aceleradas) quando instalado em seu site fará com que o desempenho do carregamento das suas páginas seja muito mais veloz quando acessado via mobile, melhorando assim a experiência de busca do usuário.

Mas, por que os sites se preocupam tanto com a velocidade de carregamento das suas páginas? A resposta é simples, mas muito bem pautada por pesquisas.

  Como criar um aplicativo profissional para Android ou iPhone

Essas pesquisas descobriram que os usuários, acreditem, tendem a abandonar a página de um site que demore mais do que 3 segundos para ser carregada em seus dispositivos. Pode parecer exagero, mas vivemos um momento cujo consumidor está cada vez mais em busca de soluções rápidas.

E claro! Todos nós sabemos que uma alta taxa de abandono reflete drasticamente no número de conversões. Assim, adotar a tecnologia AMP em seu site é uma ótima oportunidade para alcançar mais usuários de dispositivos móveis e reduzir as taxas de abandono. 

Melhor ranqueamento pelos motores de busca

Embora o AMP ainda não seja um fator que esteja diretamente ligado à classificação dos sites pelos motores de busca, podemos dizer que por outro lado ele influencia, e muito, o posicionamento desses, pois afinal a redução do tempo de carregamento de uma página facilita a navegabilidade dos usuários de dispositivos móveis.

Sites mais rápidos, que oferecem uma experiência de navegação melhor para seus usuários, geralmente, costumam ser mais bem ranqueados do que sites lentos e pesados, isso é fato!

 Melhora da visibilidade do site

Quando um usuário fizer uma pesquisa em seu mobile, as páginas que tiverem o AMP aparecerão em destaque bem acima dos links orgânicos. Isso ajudará bastante a aumentar as taxas de visualizações e cliques no seu site.

Além do mais, o AMP permite a otimização de páginas mobile-friendly muito mais atrativas, dessa forma os usuários mobile começarão a procurar por elas, já que quanto mais rápido for o carregamento, mais visitas o site conseguirá alcançar em menos tempo. 

Aprimoramento da otimização dos seus anúncios 

O AMP Google também é uma ferramenta muito importante para otimização de anúncios, pois sua tecnologia permite que esses carreguem mais rapidamente, fazendo com que o visitante da página consiga visualizar todos os anúncios antes de sair.

  Tudo que você precisa saber: guia completo sobre tecnologia AMP

Essa questão da otimização dos anúncios é muito importante para rentabilização do site e melhor acompanhamento dos gastos com publicidade, pois afeta diretamente o ROI, retorno sobre investimento da empresa. 

Análise do comportamento dos visitantes no site

Hoje em dia, rastrear o comportamento dos usuários em seu site é salutar para entender o que eles procuram e esperam dele — e a tecnologia AMP também oferece mais esse benefício para entender como ele agem ao acessar seu conteúdo.

Com o AMP Google você também tem a opção de escolher entre duas tags para rastrear o comportamento dos seus visitantes, verificar o número de usuários novos e antigos e ainda analisar quais conteúdos estão sendo mais relevantes para a sua conversão. 

O Google Analytics para AMP é uma ferramenta inteligente e capaz de fornecer os dados que precisa para rastrear todos os movimentos dos seus usuários, o que traz grande vantagem em relação à concorrência.

A tecnologia AMP Google funciona somente para aplicativos móveis?

O AMP, a princípio, foi desenvolvido tendo como foco os dispositivos móveis, mas ele também funciona perfeitamente em PCs. Ele trabalha muito bem com vários navegadores como o Chrome, Firefox, Microsoft Edge, entre outros. Mas, a tecnologia ainda é mais aplicada para a otimização de páginas móveis.

Enfim, configurar o AMP Google em seu site é uma forma de garantir melhor experiência de navegação para seus usuários mobile e ainda maximizar a receita da sua empresa com a utilização de uma tecnologia nova e eficiente. 

E aí? Depois de ler nosso post você ficou interessado em implantar o AMP Google em seu site para melhorar a sua performance? Deixe-nos saber sua opinião aqui nos comentários! 

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Mobilidade e IoT
Comentários estão fechados.