Sem eles, o mundo comercial decreta falência, por isso toda a estratégia de um negócio é feita com isso em mente. De quem estamos falando? Dos consumidores. Esse público é tão especial, que as empresas estão investindo alto no aperfeiçoamento do atendimento ao cliente.

Mas de que maneiras as empresas estão melhorando a forma como lidam com o seu público? Que ferramentas estão usando para isso? Neste artigo, mostraremos algumas tendências virtuais que estão renovando a antiga relação entre os empresários e os clientes.

1. Inteligência artificial

Quando ouvimos falar de inteligência artificial, talvez pensemos em um futuro distante como o representado nos filmes de ficção científica. Porém, essa tecnologia já é uma realidade.

Em vista de sua grande eficiência, a inteligência artificial está sendo cada vez mais usada no atendimento ao cliente.

Atualmente, a internet tem uma enorme quantidade de dados de usuários que ficam disponíveis na rede. São milhões de pessoas curtindo postagens, procurando ofertas de produtos que desejam, fazendo cadastros em sites etc.

A inteligência artificial tem a capacidade de reunir, organizar e segmentar esses milhares de dados soltos pelo mundo virtual. Por exemplo, toda vez que fazemos uma busca no site da Google, usamos esse sistema.

Algumas empresas usam essa tecnologia para criar uma estratégia de marketing que atraia e fidelize novos clientes. No passado, era necessário gastar uma fortuna com comerciais caros que nem sempre atingiam o público desejado.

Por outro lado, com o uso da inteligência artificial, é possível rastrear o cliente ideal para oferecer um produto e aproximar-se dele com soluções corretas para sua necessidade.

2. Chatbots

Os chatbots são robôs que conversam com o cliente. Essa tecnologia é muito mais do que apenas uma gravação de um atendimento eletrônico.

  Tecnologia RFID: o que é, como funciona e mais!

Pelo contrário, ela é uma ferramenta ativa, ou seja, mesmo que o cliente não perceba que precise de uma atualização de segurança em um aplicativo ou que tenha um novo produto disponível, ele é avisado pelo chatbot.

Essa tecnologia facilita algumas tarefas simples, mas que nos sistemas convencionais fazem o cliente gastar tempo e dinheiro, como a emissão de segunda via de um boleto. Com o chatbot, o consumidor rapidamente recebe um link que o leva diretamente para a fatura que solicitou.

Para entender como essa aplicação virtual está sendo usada em nosso país, podemos citar o exemplo do Banco do Brasil. A instituição lançou um aplicativo para os seus correntistas com uma assistente virtual.

Desse modo, os seus clientes podem realizar transações bancárias por meio de comandos de voz. E o sistema, por meio de cruzamento de dados do usuário, vai auxiliando a solução de suas necessidades.

Outro exemplo do uso de chatbot é a assistente virtual da empresa NET. Nesse atendimento, o cliente liga para a companhia e o sistema já identifica o seu número e, caso a sua região esteja com algum problema no sinal, ele já é avisado pelo assistente.

Sendo assim, com o uso da inteligência artificial, o Banco do Brasil e a NET conseguiram agilizar o seu atendimento ao cliente e reduzir custos.

3. Omnichannel

O omnichannel é um sistema que vem sendo utilizado há algum tempo, mas continuará com uma tendência para o atendimento ao cliente em 2017 e nos anos à frente.

É o que mostra um estudo feito pela empresa IDC Insights — líder em inteligência de mercado. Nessa pesquisa, foi revelado que, até 2018, 30% das empresas comerciais adotarão essa tecnologia para melhorar sua interação com o consumidor.

  Dicas para implementar automação de força de vendas em sua empresa

Mas como omnichannel funciona na prática? Hoje em dia, o cliente é multicanal, ou seja, ele usa diversos canais de comunicação — telefone, aplicativos, internet, e-mail etc. — para realizar suas compras.

Para conseguir entender melhor como se comunicar com esse público, as empresas estão utilizando um software que reúne todos esses canais em uma única plataforma. Desse modo, se um consumidor realiza uma compra pela internet, o sistema identifica, e é por esse meio que a instituição interagirá com esse consumidor.

4. Wearables

A tecnologia vestível — em inglês, wearable — é uma solução que visa aproximar a empresa do seu público, tornando o atendimento mais rápido e fácil. Os equipamentos wearable podem ser: óculos, anéis, pulseiras, relógios, smartphones, roupas etc.

Por meio desse sistema, uma empresa pode saber a reação de seus clientes ao receber uma oferta especial, um desconto, ao comprar um produto etc. Mas como esse monitoramento é feito? Com o biochemical feedback.

Por exemplo, um cliente que usa um relógio com a tecnologia wearable, recebe uma notificação personalizada sobre um novo produto desenvolvido pela empresa. Logo, várias reações físicas, como seus batimentos cardíacos, irão mostrar o que ele está sentindo ao ver o item.

Desse modo, a companhia pode entender que tipo de produtos e serviços toca fundo no coração de seus clientes, bem como, quais deles não agradam nem um pouco.

5. iBeacons

O iBeacons — sistema de proximidade via bluetooth — é uma ferramenta muito eficiente que auxilia a empresa no marketing de precisão. Por exemplo, digamos que um cliente visite o site de uma instituição em busca de um produto que deseja.

  Meios de pagamento - como aceitar cartão de crédito online, na loja ou em qualquer lugar

O portal da companhia o incentivará a baixar um aplicativo para facilitar suas próximas procuras por itens. Dessa maneira, o usuário terá acesso a várias ofertas e promoções da empresa, e com a tecnologia iBeacons ele terá mais uma vantagem.

Toda vez que se aproximar do local físico da empresa, o sistema enviará uma notificação personalizada para o usuário lembrando que ele está bem perto da instituição e apresentando várias ofertas que sejam de seu interesse.

6. Aplicativos móveis

A humanidade entrou na era mobile, e parece que essa tendência vai crescer ainda mais, pois o número de pessoas que usam dispositivos eletrônicos móveis está aumentando.

Diante disso, as empresas estão investindo em aplicativos que facilitam o atendimento ao cliente. Uma vantagem desse sistema é que o consumidor tem a sua marca favorita sempre à mão para interagir, adquirir produtos, pesquisar novos itens e ainda receber promoções.

Sendo assim, as tecnologias estão reduzindo custos, agilizando as demandas das empresas e facilitando o atendimento ao cliente. Por isso, elas tendem a se aprimorar e fazer cada vez mais parte do mundo empresarial.

O que achou de nosso artigo? Gostou das tendências que impactam o atendimento ao cliente em 2017? Então, compartilhe essa informação valiosa nas redes sociais!

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Automação
Comentários estão fechados.