Como criar um site

Qual é o site da sua empresa? Se sua resposta para a pergunta não foi objetiva ou, ainda, se não começou pelo incrível “www”, é provável que você e seu negócio estejam perdendo um número infinito de possibilidades e consequentes lucros e sabe por quê?

A internet veio para balançar o mercado corporativo e, com isso, tem efetuado sinuosas alterações nos padrões mais básicos de oferta e procura. Ficar fora dela é, portanto, um bem disparado “tiro no pé”, uma opção que dificilmente abrangerá bons resultados, principalmente se esta prática for avaliada dentro de alguns anos.

Afinal, o que de melhor a internet tem a nos oferecer é justamente isso: A ausência de barreiras demográficas que garantem que cada empresa conquiste o público que deseja sem, que para tanto, fatores como a distância sejam um empecilho.

E qual a melhor opção para permanecer no mercado atual competindo como um igual?

Simples! Se adaptando a modernidade tal como os concorrentes, que já estão conquistando e fidelizando clientes através de suas páginas interativas, fazendo suas vendas em locais muito mais distantes do que o metrô possa alcançar: Basta criar um site!

Em um mundo virtual com mais de 3 bilhões de usuários, será que ainda existem dúvidas de que há, definitivamente, bastante espaço para que o seu negócio seja expandido e melhore sua performance através da rede? Com toda certeza não! Pode-se dizer que, no máximo, a dúvida que continua a imperar seja “Como fazer de modo a alcançar o sucesso?” e nisso podemos lhe ajudar.

Veja os 4 passos essenciais sobre como criar um site:

fazer-site-2

Diferente do que você e muitos outros empresários podem acreditar, criar um site não é nenhum “bicho de 7 cabeças”. Inclusive, muitos empreendedores têm iniciado com a criação de suas páginas sem qualquer tipo de auxílio profissional, seguindo apenas estes importantes passos disponibilizados neste artigo.

Pronto para aprender sobre como fazer um site? Vamos lá!

1. Passo: Domínio e Hospedagem 

Para explicar o primeiro passo, faremos uma analogia, certo?

Quando você pensou em abrir seu negócio, tirar todos os planos do papel, provavelmente a primeira atitude tomada foi a de buscar por um local – um espaço físico – para que as instalações da empresa fossem montadas. Você procurou por uma loja, por um escritório, por um galpão… Enfim, um lugar!

No mundo virtual este também é o primeiro grande passo a se tomar quando se decide por fazer site. Você precisa contratar um serviço de hospedagem para que seu ambiente digital realmente funcione. É o espaço cibernético em que seu negócio virtual será instalado.

  Sistema ERP - 10 sinais de que sua empresa precisa investir em um com urgência

Quando você formalizou a criação da sua empresa, você procurou por muitas opções de imóveis, espaços para aluguel ou compra. Quando decidiu qual queria apenas informou o endereço na imobiliária para que fosse dada a continuidade do procedimento.

Este endereço é o domínio. Quando você digita www.universomovel.net.br você está digitando o domínio desta página, o seu endereço.

Em outras palavras:

Hospedagem

Você deve encontrar, dentre as inúmeras opções de serviços de hospedagem, a que mais se adéqua a sua necessidade antes de qualquer coisa, afinal, isto ditará em que lugar seu site será registrado.

Existem hospedagens gratuitas e pagas e elas variam de acordo com vários fatores, como capacidade de armazenamento e tráfego. Alguns provedores requerem que você, ou a pessoa responsável pelo site da sua empresa, conheçam um pouco de programação e HTML, outros, entretanto, são intuitivos e não precisam de nenhum técnico na hora de criar um site.

Pesquise as opções, valores e vantagens antes de encontrar a melhor hospedagem.

Domínio

O nome do seu site integrado ao endereço que será disponibilizado para acesso. Em vários serviços de hospedagem, o domínio já vem incluso e nestes casos sua única preocupação será a de digitar o nome que a página terá.

Em alguns casos, ainda, será preciso adquirir o domínio. O valor é comumente baixo, chegando a custar, em média, R$ 40 reais anuais.

2. Passo: Quais páginas meu site deve ter?

O segundo passo funciona como uma resposta a esta dúvida bastante comum quando se está pesquisando sobre como montar um site: Quais abas e opções a página virtual deve ter para ser considerada, por seus visitantes, como boa e segura?

Pense um instante: Quando você está navegando pela internet e entra nos sites, sejam corporativos ou de entretenimento, quais opções de navegação você procura com maior frequência?

Pode ser que esta reflexão lhe auxilie muito na hora de escolher estas abas!

Aqui, disponibilizamos um modelo padrão, e bastante convencional, que pode servir como base, porém, ressalta-se que é importante que cada empresa avalie suas necessidades e características para que esta definição ocorra da melhor forma possível, certo?

Home Page

Tudo de modo resumido e bem arrumado, é a sala de estar em que seu cliente será recebido sempre que entrar em seu site, por isso, deve trazer seu endereço e telefone para contato, bem como outras informações essenciais do negócio.

  O que analisar na hora de escolher a empresa para fazer o seu site?

Quem Somos

Conte sua história e a trajetória de sua empresa de um jeito atrativo para o cliente e faça sentir-se mais próximo do seu negocio. Esta aba é de fundamental importância para quem quer fidelizar clientes, portanto, capriche nela.

Fale Conosco

Outra opção fundamental que seu site deve oferecer, esta aba permite a interação entre o consumidor e a empresa. Através deste espaço ele poderá tirar dúvidas, dar sugestões ou fazer reclamações. E, atenção: Não deixe de dar um retorno para cada mensagem enviada, pois esta atitude lhe renderá muitos pontos positivos.

Produtos e Serviços

O que sua empresa comercializa? Este é o momento de mostrar para o cliente, de modo organizado e atrativo sempre, convidando-o a comprar sua mercadoria ou ideia. Mais uma vez vale dizer: Capriche!

3. Passo: Abuse da criatividade e da inovação no layout

Mais uma vez, começo com uma pergunta: Você já saiu de quantas páginas virtuais simplesmente porque tudo estava confuso e aglomerado e nada lhe prendeu a atenção? Acredito que muitas.

Infelizmente muitos empreendedores e empresários têm criado suas páginas sem se ater a este importante ponto. O visual, assim como num ambiente físico, ou até mesmo com uma pessoa, é determinante para o sucesso de uma relação, por isso todo cuidado é pouco neste quesito.

Um layout agradável é composto por:

Identidade visual

Quais são as cores da sua empresa? Seu logo possui símbolos? É importantíssimo que a identidade visual da sua página esteja diretamente relacionada aos padrões do seu negócio físico, sempre equilibrados, de preferência. Siga os mesmos jogos de tons, capriche num uso harmonioso e evite cores como amarelo marca-texto ou verde neon para não cansar a vista do seu internauta. Cabe, ainda, dizer cada tom possui um estudo, um objetivo ou uma finalidade. Que tal conhecê-las antes de montar a grade de cores do seu site?

Navegação intuitiva

Nunca, jamais, deixe seu visitante confuso sobre como navegar no seu site. Na hora de descobrir como montar um site é importante que você se preocupe, muito, com este tópico, pois o cliente não levará mais de 7 segundos para fechar seu site, caso se sentir perdido nele. Otimize todas as páginas e abas para garantir maior desempenho e satisfação.

  Contratar Web Designer - top dicas para não errar

Escolha bem as imagens

Um site torna-se muito mais interessante e atrativo quando faz uso de boas imagens. Fotos ajudam o visitante a entender o tema e o motivam a continuar a leitura ou a pesquisa que o levou até sua página-, por isso, não deixe de usar esta ferramenta. Tudo na medida ideal, ou seja, nem demais nem de menos, é bem-vindo neste processo de criação!

Vale ressaltar ainda, dentro da importância do assunto como criar um site, que hoje, devido às tecnologias móveis, como celulares e tablets, é extremamente necessário que você e sua página consigam atingir todos os dispositivos, mesmo que, para isso, seja necessário algum tipo de investimento.

4. Passo: Site montado… E agora?

Seguiu os três passos anteriores e agora não sabe o que fazer para que, de fato, a página seja lançada? Veja algumas dicas de como movimentar seu ambiente virtual e conseguir lucro através dele:

Invista em conteúdo

Uma das formas mais eficientes de aumentar o tráfego, na internet, e alcançar uma boa visibilidade é através da criação de conteúdos de qualidade.

Publique artigos que interessam ao seu cliente. Não utilize seu site apenas para venda! A melhor estratégia é estreitar relações com o consumidor através da página virtual.

Capturando leads

Leads são visitantes – internautas – com grande potencial em se tornar cliente e, por isso, devem ser capturados, ou seja, você precisa encontrar um modo de afunilar o relacionamento mantendo contato com ele.

Dentro dos sites isso geralmente acontece através de um cadastro. Você pode convidar seu visitante a preencher um formulário – com alguns dados pessoais como nome e email – para receber sua newsletter, por exemplo.

Para tanto, certifique-se de sempre encaminhar mensagens atrativas para aqueles que, de fato, efetuaram o cadastro.

Movimente o site

Site sem movimentação, ou seja, sem novas publicações e anúncios, não rende bons resultados assim como loja vazia não vende.

Capriche nas novidades, divulgue sua página em redes sociais, invista em boas informações e com isso conquiste a primeira página de resultados do Google e ganhe muitos leads.

Entre para o mundo virtual

como-criar-um-site

Interessado em entrar para o mundo virtual dos negócios? Sugiro que pegue seu bloco de anotações e que não deixe nenhum dos passos citados de fora!

Se você quiser ajuda profissional, nosso guia dispõe de excelentes empresas especializadas em desenvolvimento de sites, entre em contato com elas e faça já um orçamento!

Carregar Mais Posts Relacionados
Carregar Mais Em Sistemas
Comentários estão fechados.